Transporte internacional e seguros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Transporte Internacional e Seguros
Prof. Hideo Hori





O transporte é geralmente o elemento mais importante nos custos logísticos, para a maioria das empresas. A movimentação de fretes absorve entre um e dois terços do total dos custos logísticos. Assim, o profissional de logística necessita de um bom entendimento das questões de transportes. COIMBRA (2000)






O sucessodo setor de transportes no desenvolvimento de um sistema de transporte rápido, confiável e eficiente contribuiu substancialmente para a grande expansão do comércio internacional ocorrida nos últimos 30 anos.



De acordo com COIMBRA (2000), os transportes baratos permitiram que as empresas domésticas tirassem vantagem das diferenças nos custos de mão-de-obra mundiais. Para assegurarmatérias-primas que estão geograficamente separadas, e colocar competitivamente produtos em mercados distantes de suas fronteiras domésticas. Assim, o profissional de logística deve ter conhecimento sobre as existências especiais para a movimentação de mercadorias internacionalmente.

Tendo uma visão geral, o transporte internacional é dominado por transportadores marítimos. A dominância dosmodais particulares de transportes é afetada fortemente pela geografia do país e pela proximidade dos principais parceiros de comércio. Países em ilhas, como o Japão e Austrália, devem usar extensivamente os modais aéreos e marítimos. Entretanto, muitos dos países membro da comunidade econômica Européia podem utilizar-se dos modais ferroviários, rodoviários e de dutovia.


As alternativas derotas tornam-se muito mais restritas que nos movimentos domésticos por que as mercadorias devem movimentar-se pelo limitado número de portos e pontos alfandegários para deixar ou entrar no país. Embora isso possa tornar a rota mais fácil e mais óbvia, se comparada com os movimentos domésticos, os problemas causados pelas exigências legais de movimentar mercadorias entre dois ou mais países e aresponsabilidade mais limitada dos transportadores internacionais comparada com as dos transportadores domésticos tornam a movimentação internacional mais complexa. BALLOU (2001).
Conforme BALLOU (2001), os embarques internacionais exigem mais documentos que os domésticos, estão sujeitos a demoras causados pelas exigências legais de entrada e saída do país, e estão sujeitos às restrições de rotasde dois ou mais países, além da responsabilidade limitada de transportadores, onde os transportadores marítimos necessitam apenas fornecer as próprias embarcações de alto mar como evidência de responsabilidade, e resulta em aumentos de embalagem protetora, de valor de seguro e de custos de documentação, como proteção contra perdas potenciais. Isto ajuda a explicar a popularidade daconteinerização na movimentação de mercadorias de valor alto em mercados internacionais.


Planta Física


A planta física é o local onde são feitas as fabricações e/ou armazenagem do produto, onde serão futuramente levadas para o local de destino. Para o transporte internacional, a planta física difere apenas em poucos aspectos da planta do sistema doméstico (sistema nacional). O equipamento detransporte é do mesmo tipo, exceto pelo tamanho que poderá diferir de alguma forma. As rotas físicas cobrem territórios geográficos diferentes dos domésticos. Entretanto, uma diferente característica é a zona de comércio internacional e o papel que ela desempenha nas rotas de embarques internacionais.

As despesas, as tarifas, os impostos e as taxas dos clientes são tributações que o governocoloca em mercadorias importadas. Estas freqüentemente representam uma sobrecarga ao exportador.
O exportador talvez veja desvantagem pagar imposto ao país importador no momento e na forma em que as mercadorias são recebidas para importação. Ele talvez quisesse usar a mão-de-obra do país importador ou a sua localização estratégica para a fabricação e armazenagem, mas isto seria...
tracking img