Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Museu casa do sertão
[pic]

1. Qual é o objetivo do Museu casa do sertão?
Mais de 1.200 peças do cotidiano do homem do Sertão, centro de estudos, biblioteca. O campus da UEFS abriga um complexo voltado para a preservação dos aspectos sócio-culturais da região de Feira de Santana e adjacências.
Criado em 1978 por iniciativa do Lions Club de Feira de Santana, o Museu Casa do Sertãoreúne peças características do Sertão, com objetivo de preservar a cultura do homem sertanejo e os aspectos de seu cotidiano.


2. o acervo do museu é composto aproximadamente por inúmeras peças de pequeno e de grande porte. As referidas peças constituem-se de diferentes materiais. Liste-os.

Objetos em couro como malas e selas, instrumentos musicais e de pesca. Temos uma coleçãointeressante de candeeiros e fifós, feitos de latão ou alumínio, que em muitos lugares do Sertão ainda são utilizados para iluminar durante a noite.


3.De que é composto o acervo fonográfico do museu?

Entre objetos de trabalho, brinquedos populares, cerâmicas utilitárias e decorativas, objetos de lavoura, peças de grande porte – como engenhocas de moer cana e tronco de escravos -, Alémdisso, há matrizes de xilografura, uma coleção dos primeiros discos de Luiz Gonzaga, pinturas do artista plástico Tripoli Gaudenzi sobre a Guerra de Canudos. Temos ainda objetos dos cangaceiros, incluindo ruínas do que teria sido a casa de Lampião, em Serra Talhada, PE.

4. Liste Três exemplos de utensílios domésticos utilizados no dia-a-dia pelo homem sertanejo.

Candeeiros – mala – selasMercado de Arte Popular












1. O que podemos encontrar no Mercado de arte Popular (MAP)?


Abrigou por décadas o comércio de secos e molhados e principal ponto da grande feira de gado que acontecia todos os sábados e segundas-feiras, reunindo os caboclos do sertão que negociavam os produtos nordestinos, hoje podemos encontrar esculturas, bijuterias, bordados,vestuário, artesanato em couro e palha, comidas típicas e outros itens da vida nordestina


2. Qual é a importância econômica e turística para a localidade?
Foi transformado em espaço comercial e de cultura popular, de culinária colorida e saborosa, abrigando também um artesanato rico, ponto de encontro e apresentação de cordelistas e repentistas, além de outros produtos regionais e passou a sechamar Mercado de Arte Popular.


3. Compare a arquitetura do Mercado de Arte popular com o casarão Fróes da Mota.

No Mercado de Arte Popular você encontra esculturas, bijuterias, bordados, vestuário, artesanato em couro e palha, comidas típicas e outros itens da vida nordestina.




Observatório de Antares
















1. Qual é a importância doobservatório astronômico Antares para a sociedade?


O Observatório Astronômico Antares é um centro de pesquisas nas áreas de astronomia, de astrofísica / física solar e de sensoriamento remoto, estando interligado aos mais importantes centros astronômicos e astrofísicos do mundo.


2. Quando o Observatório foi inaugurado?


Observatório Astronômico Antares de Feira de Santana na Bahiafoi fundado oficialmente em 25 de setembro de 1971


3. Uma de suas exposições permanentes é o meteorito de Bedengó.Informe as características de um meteorito. Em seguida, informe onde e quando este meteorito foi encontrado.
Características: Os meteoritos são menos previsíveis que os cometas. Surgem sem aviso prévio e sempre com muita pressa, a uma velocidade que varia em 12 e 70 km/s. Aoentrar na atmosfera, sofre um aquecimento brusco que dá um brilho intenso - ocasionando um fenômeno rapidíssimo. Os meteoritos podem até ser chamados popularmente de "estrela cadente".
Quando são pequenos grãos de poeira, consomem-se inteiramente durante o percurso na atmosfera. Outros, extremamente raros, podem ser gigantescos e quando batem no solo terrestre vaporizam-se e desaparecem....
tracking img