Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura e organização da educação brasileira

Introdução
Este trabalho tem como finalidade a análise do estudo de Estrutura e organização da educação brasileira, de acordo com a Constituição de 1988, e a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) nº. 9394/96 que regulamenta e divide o sistema educacional em educação básica e educação superior, a básica subdivide-se em: educaçãoinfantil (para crianças de 0 a 5 anos), ensino fundamental (a partir dos seis anos de idade) que se subdivide em fundamental menor de 1º ao 5º ano e fundamental maior do 6º ao 9º ano, além, do ensino médio constituído de três séries com propósito de preparar o educando para a vida e posterior continuidade dos estudos na modalidade de ensino superior.
Faremos também neste artigo uma abordagemsucinta sobre a educação profissional, que ganhou uma nova conjectura com o aumento expressivo dos centros tecnológicos espalhados Brasil adentro no governo Lula.
A educação Brasileira é dividida em: Ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.
Educação infantil:
Tem enfrentado em busca de maiores investimentos e valorização.
A avaliação se faz mediante a um acompanhamento e registro dodesenvolvimento de cada aluno, sem o objetivo de promoção.
Segundo a LDB, afirma em seu artigo 29 “que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o seu desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social”.
Não poderíamos deixar de fazemos comentários a respeito do Estatuto da Criança e do Adolescente (E.C. A) Lei federal nº 8.069, de 1990, que é maisuma conquista da sociedade civil em defesa dos direitos da criança, principalmente das de 0 a 5 anos de idade.
A conclusão que apesar dos enormes esforços pó parte do governo federal e a sociedade civil em prol da melhoria na qualidade do ensino infantil, ainda tem muito prazer, principalmente na formação dos educadores que atuam neste nível de ensino.•.
Ensino fundamental:
É obrigatório paratodas as crianças, existe nove series nesse nível de educação, e seu objetivo é conseguir a alfabetização.
O acesso ao Ensino Fundamental no Brasil vem crescendo desde o início do período militar brasileiro (1964-1985), com o aumento no número de vagas, porém, o não investimento orçamentário necessário para atender as novas matrículas, tornou-se uma das causas das precárias condições daeducação básica de hoje, afetando então o ensino obrigatório (Ensino fundamental).
Segundo o artigo 211 da Constituição Federal alterado pela Emenda Constitucional, o ensino fundamental é responsabilidade do Estado e do Município, afirma ainda que os municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil, e no parágrafo 3: que os Estados e Distrito Federal atuarãoprioritariamente no ensino fundamental e médio.
Ensino médio:
É possível ter uma formação profissional, juntamente com as bases no ensino médio. O ensino médio tem uma duração de três anos, e é obrigatório para aqueles que pretendem prosseguir os estudos.
O ensino médio era ministrado assim como o ensino fundamenta pelos padres jesuítas e tinha como principal objetivo a preparação de sacerdotes para aigreja católica que posteriormente complementaria seus estudos na Europa.
Mas foi no governo do regime militar em que o ensino médio teve grandes alterações, pois o presidente Médici através da Lei 5692/71, determinou que todas as escolas do país ministrassem um ensino de três anos estritamente de caráter profissionalizante, tudo indica que era uma tentativa de diminuir a demanda de vagas nauniversidade publicas e barrar as manifestações estudantis ocorria pelo país.
Devemos levamos também em consideração a disparidade nas remunerações dos educadores do ensino médio nas regiões brasileiras para se ter uma ideia um professor da rede publica do norte do país tem remuneração em torno de R$ 1.200,00 reais a maior do país, acreditamos que seja pelo motivo de terem pouco quantitativo desses...
tracking img