Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
O estudo de Piaget aborda três temas: a) as regras do jogo (pratica e consciência das regras); b) o julgamento moral em si, enfocando basicamente os juízos das crianças sobre os danos materiais, mentira e roubo; c) a noção de justiça envolvendo a culpabilidade e as sanções. Abordaremos o item B, e baseada em duas historias infantis procuramos em escolas e em famílias quatrocrianças, duas de cinco anos e duas de dez que analisaram as historias e deram suas respostas a entrevista. O resultado dessa analise mostrou o raciocínio das crianças de cinco anos que se encontram na fase de heteronomia e as de dez anos na fase de autonomia.
2 APRESENTAÇÃO DA PESQUISA
Baseada nos estudo da moral de Piaget fizemos esta produção com base na pesquisa realizada por Piaget. Começamos nossapesquisa pensando como buscaríamos em uma criança respostas para temas complexos, mais de grande valor ético, moral e social. Encontramos duas crianças de cinco anos e duas de dez anos, nas quais apresentamos seis tipos de historias baseada em três tipos de julgamento.
No Julgamento moral sobre danos materias ou seja tudo aquilo ocasionado por uma ação ou omissão que cause dano aalguém,constrangimento,colocando em dúvida seu caráter e honestidade.Em uma criança estes valores são criados ainda na infância,esta é a base para que ela cresça com seu caráter definido perante a sociedade,se colocado em dúvida sem ser contestado ele pode carregar estes acontecimentos pelo resto da vida e agir de forma contrária a eles,assim ao invés de vítima passa a ser o autor.Pois sempre seu caráterserá julgado com isso ela sempre pensa que poderá fazer o inverso da história modificando os papéis acusando sem provas e coagindo as pessoas,colocando culpa em outros pelo seus erros.A criança em fase de crescimento psicológico carrega consigo não só o que já tem de bagagem mais o que aprende em sociedade.Devemos pensar na forma de julgar os outros pois de repente já fomos de alguma forma julgadose injustiçados por alguém ou por um grupo de amigos ou pelos nossos pais sem defesa alguma por um ato que não cometemos.
No Julgamento moral sobre mentira, Piaget estudou esta fase e concluiu que o realismo moral nasce do encontro da coação com o egocentrismo, já que: primeiro, o egocentrismo leva a transformar a verdade em função dos desejos próprios e, segundo, a regra imposta exige umainterpretação tanto mais "objetiva" quanto menos corresponda a uma necessidade real e interior do espírito.
No Julgamento Moral sobre roubo, Piaget conta dois pares de histórias e coloca duas questões às crianças: "1a) As crianças são igualmente culpadas (ou, como dizem os pequenos genebreses, 'são todas vilãs'), ou então uma é mais culpada que a outra? 2a) Qual das duas é mais vilã e por quê?"(Piaget 1977, p. 108). No primeiro par de histórias temos os seguintes enredos: a) um menino roubando um pão para um colega pobre; b) uma menina roubando uma fita que acha que ficará bem em sua roupa. No segundo par temos: a) uma menina soltando um passarinho de uma amiga e escondendo a gaiola; b) uma menina roubando bombons de sua mãe. Em termos gerais Piaget encontrou que as crianças menores julgamapenas em função das conseqüências do ato, e as maiores, em função da intenção do ator, isto é, os pequenos consideraram, no primeiro par de histórias, "mais vilão" o menino que roubou o pão do que a menina que roubou a fita, e no segundo par consideraram que ao esconder a gaiola (na primeira história do par) a menina desta história deu mais prejuízo à outra menina do que a menina que roubou bombonsda mãe. Piaget considera que as crianças menores apresentam este tipo de julgamento em função da educação recebida. Ele observa que os adultos são os primeiros a reclamar das conseqüências materiais dos atos infantis, brigando e ralhando com as crianças ao verem coisas estragadas, mais do que procurando saber das intenções de cada ato. É criada toda uma cultura de que qualquer ato com...
tracking img