Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA






produção textual interdisciplinar e individual


















Lauro de freitas
201















produção textual interdisciplinar e individual












Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte doParaná, para a disciplina interdiciplinar




Lauro de freitas
2012




INTRODUÇÃO


A metodologia utilizada nas escolas contribui muito para o
sucesso ou fracasso do processo ensino-aprendizagem. A prática docente hoje está pautada em uma superficialidade do conhecimento sobre os fundamentos da educação.
Grande parte dos problemas enfrentados pela área educacional é o excesso deinformações, estas sendo apresentadas superficialmente não sendo disponibilizado tempo hábil para estudos, portanto não proporcionam porte teórico necessário para que os educadores internalizem esse conhecimento. Percebe-se que a maioria dos educadores não consegue discernir o que é uma teoria de aprendizagem, qual a concepção desta, e qual método esta propõe. Quando questionados sobre a filosofia daescola, estes não sabem o que responder. Os professores muitas vezes imbuídos de novas propostas acabam por confundir a natureza e especificidade da educação.

DESENVOLVIMENTO
Nas aulas tradicionais, os alunos tentam assimilar a matéria dada pelo professor, e tentam ao mesmo tempo imaginar o que o professor espera que eles saibam, atribuindo mais interesse aos respectivos tópicos enquantoaprendem, e isso pode resultar em situações em que o aluno aprende apenas seletivamente e esquece, pouco depois, o conhecimento adquirido, ou tem dificuldade em aplicá-lo em novas situações então no método tradicional o professor é o dono do saber e o aluno como um recipiente das informações direcionadas a ele, em que o aluno aprende o que lhe é determinado.
O professor deve iniciar esta transformaçãoincentivando os alunos de forma que eles sintam-se livres para discordar do professor, pois no aluno esta a esperança da mudança, evitando o posicionamento fechado da escola tradicional.
O método histórico-crítico é o método indispensável para o estudo científico do sentido dos textos antigos.
A Pedagogia Histórica Crítica é um marco na educação brasileira, porém pouco praticada no cotidianoescolar.
Seu método de ensino visa estimular a atividade e a iniciativa do professor, favorecer o diálogo dos alunos entre si e com o professor, sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente, levar em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico, sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação noprocesso de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.
Numa situação tradicional de ensino e aprendizagem, o professor transmite os seus conhecimentos acerca do assunto, para um grupo de alunos menos instruídos. O professor é quem é primeiramente ativo, enquanto que os alunos adquirem o conhecimento transmitido sem haver comunicação entre eles. Este método baseia-se no princípio de que épossível para o professor determinar o que os seus alunos devem saber.
Os métodos tradicionais de ensino podem originar alguns problemas. A insistência na imitação, obediência e a repetição conduzindo a uma negligência das capacidades criativas individuais que são puramente mecânicas e repetitivas.
Além disso,algumas escolas assumem a velocidade de aprendizagem do aluno médio como base para os seus métodos de ensino, cada indivíduo aprende a um ritmo diferente. Consequentemente, nos métodos de ensino tradicionais apenas se utiliza uma pequena parte da capacidade de aprendizagem humana, os alunos esforçam-se por assimilar a matéria dada pelo professor, e tentam ao mesmo tempo imaginar o que o...
tracking img