Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A educação, para os clássicos como Durkheim, expressa uma doutrina pedagógica, que se apoia na concepção do homem e sociedade. O processo educacional emerge através da família, igreja, escola ecomunidade. Para Durkheim, o objeto da sociologia é o fato social, e a educação é considerada como o fato social, isto é, se impõe, coercitivamente, como uma norma jurídica ou como uma lei. Desta maneira aação educativa permitirá uma maior integração do indivíduo e também permitirá uma forte identificação com o sistema social. Ou seja, Durkheim rejeita a parte a psicológica.
Talcott Parsons (1964),sociólogo americano, divulgador da obra de Durkheim, observa que a educação, entendida como socialização, é o mecanismo básico de constituição dos sistemas sociais e de manutenção e perpetuação dosmesmos, em formas de sociedades, e destaca que sem a socialização, o sistema social é ineficaz de manter-se integrado, de preservar sua ordem, seu equilíbrio e conservar seus limites. Tanto para Durkheimcomo para Parsons, os princípios básicos que fundamentam e regem ao sistema social são: continuidade, conservação, ordem, harmonia e equilíbrio.
Uma corrente oposta a Durkheim e Parsons estariaconstituída pela obra de Dewey e Mannheim. Para Dewey, a escola é definida como uma micro comunidade democrática. Seria o esboço da socialização democrática, ponto de partida para reforçar ademocratização da sociedade.
Para Mannheim, a educação é uma técnica social, que tem como finalidade controlar a natureza e a historia do homem e a sociedade, desde uma perspectiva democrática. O processo desocialização dos indivíduos para uma sociedade harmoniosa, democrática porem controlada, planejada, mantida pelos próprios indivíduos que a compõe.
A pesar das profundas diferenças que separam as correntessociológicas que se ocuparam da questão, e que não podem ser ignoradas, existe entre elas um ponto de encontro: a educação constitui um processo de transmissão cultural no sentido amplo do termo...
tracking img