Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÉTODO PAULO FREIRE


Academico: Fernanda Lado Vieira López
Profª. Dagmar Beuter do Prado Aragão
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Pedagogia (Ped00239) – Sociologia
19/05/2011


Resumo
Buscaremos entender quais são os princípios e práticas deste Método, Paulo Freire não propos um método entre outros. Tratar-se muito mais de uma Teoria do Conhecimento do que deuma metodologia de ensino, muito mais um método de aprender que um método de ensinar. Consiste num método de alfabetização para adultos. Esse vai além da simples alfabetização. Propõe e estimula a inserção do adulto iletrado no seu contexto social e político, na sua realidade, promovendo o despertar para a cidadania plena e transformação social. É a leitura da palavra, proporcionando a leitura domundo.

Palavras- Chave: Método. Alfabetização. Palavras.


1-INTRODUÇÃO

O Método de Alfabetização de Paulo Freira consiste numa proposta de alfabetização para adultos, criado pelo educador Paulo Freire. O método foi criado em 1962 quando Freire era diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife onde formou um grupo para testar o método na cidade de Angicos, RNonde alfabetizou 300 cortadores de cana em apenas 45 dias, isso porque o processo se deu em apenas 40 horas de aula e sem cartilha. Freire criticava o método tradicional que utilizava cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita. As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçosa, que comumente se denominavacomo linguagem de cartilha.
O objetivo do método de Paulo Freire é utilizar o saber da comunidade do educando como máteria prima para o ensino. é aprender apartir do conhecimento do sujeito e ensinar a partir de palavras e temas geradores do cotidiano dele. A educação é vista como um ato de conhecimento e transformação social. A educação popular pode ser aplicada em qualquer lugar, mas éprincipalmente aplicado em assentamentos rurais, em instituições sócio- educativa, em aldeias indiginas e no ensino de jovens e adultos.
2- DESENVOLVIMENTO
Os métodos de alfabetização têm um material pronto: cartazes, cartilhas, cadernos de exercícios. Quanto mais o alfabetizador acredita que aprender é enfiar o saber-de-quem-sabe no suposto vazio-de-quem-não-sabe, tanto mais tudo é feito de longe echega, pronto, previsto. Paulo Freire pensou que um método de educação construído em cima da idéia de um dialogo entre educador e educando, onde há sempre partes de cada um no outro, não poderia começar com o educador trazendo pronto do seu mundo, do seu saber, o seu método e o material da fala dele.
Um dos pressupostos do método é a idéia de que ninguém educa ninguém e ninguém se educa sozinho.A educação, que deve ser um ato coletivo, solidário, não pode ser imposto. Porque educar é uma tarefa de trocas, entre pessoas e não pode ser nunca feita por um sujeito isolado.
Este é um método que se constrói cada vez que ele é usado dentro de um circulo de cultura de educadores- e- educando. E o trabalho de construir o repertório dos símbolos da alfabetização já é o começo do trabalho deaprender. Por isso ele deve envolver um número máximo de pessoas da comunidade, do lugar onde serão formadas uma ou mais turmas de alfabetização.
Esta primeira etapa pedagógica de construção do método foi chamada por Paulo Freire de vários nomes semelhantes: "LEVANTAMENTO DO UNIVERSO VOCABULAR", "DESCOBERTA DO UNIVERSO VOCABULAR", "PESQUISA DO UNIVERSO VOCABULAR", "INVESTIGAÇÃO DO UNIVERSO TEMÁTICO".De livro para livro algumas palavras mudam, mas sempre permaneceu viva a mesma idéia: A idéia de que há um universo de fala da cultura da gente do lugar que deve ser investigado, pesquisado, levantado, descoberto.
E como esse primeiro passo de descoberta é feito? Caderno de campo na mão, olhos e ouvidos atentos, se possível gravador em punho. As pessoas do programa de educação misturam-se com...
tracking img