Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO ECUMÊNICO DE ESTUDO RELIGIOSOS SUPERIOR DO ESTADO DO MARANHÃO – CEERSEMA
DEPARTAMENTO DE PRÁTICA DE ENSINO
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Rosa Amélia Facundes Lima

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: a importância
metodológica para o ensino.

SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO - MA
NOVEMBRO DE 2011
Rosa Amélia Facundes Lima

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: aimportância
metodológica para o ensino

Projeto pesquisa apresentado a coordenação do curso de Pedagogia do CENTRO DE ESTUDOS SUPERIOR DO ESTADO DO MARANHÃO – CEERSEMA, como requisito parcial à elaboração da monografia e obtenção de nota de graduação. Orientador: José Ribamar Moura.

SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO - MA
NOVEMBRO DE 2011
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: a importância
metodológica para oensino

SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO-MA, _____/_____/______ NOTA: _______

______________________________________
ACADEMICO (A)

____________________________________
ORIENTADOR

SUMÁRIO

1. JUSTIFICATIVA 05
2. PROBLEMATIZAÇÃO...........................................................................................083.HIPÓTESE..............................................................................................................09
4. OBJETIVOS 10
4.1 Objetivo Geral 10
4.2 Objetivos Específicos 10
4. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 11
6. METODOLOGIA 16
7. CRONOGRAMA 17
REFERÊNCIAS 18

1. JUSTIFICATIVA

A Educação de Jovens e Adultos representa-se como um importante campo de atuação em vista do grande contingente da população que não obteve acesso àescolaridade em idade própria considerada para o ingresso no ensino regular.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), anteriormente amparada com modalidade de ensino que era o Ensino Supletivo e outras formas alternativas, dando continuidade a educação.
Portanto, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda apresenta uma grande carência de atendimento, no sistema educacional brasileiro é certo que muitosprojetos já foram desenvolvidos, em nível Federal e Estadual; inclusive com a implantação de novas tecnologias que serviram para mediar a educação através da utilização de vários recursos alternativos.
Entretanto, todas essas iniciativas não foram suficientes para dar conta da problemática educacional do País, que em função da baixa oferta de escolaridade e dos altos índices de evasão e repetênciado ensino regular vieram a confirmar a necessidade de ações permanentes no campo da Educação de Jovens e Adultos, pois encontra-se muitos índices de uma educação tradicional, que marginaliza e exclui um bom número de alunos na aplicação de seus métodos ultrapassados na seleção de conteúdos programáticos muitas vezes fragmentados e desvinculados da vida dos educandos.
A realidade das classes deEducação de Jovens e Adultos (EJA) encontram-se em muitos casos desconhecida pelo professor, pois acredita que os alunos não aprendem porque não tem vontade de aprender, assim jogando a culpa da falta de interesse nos alunos sem fazer uma reflexão da realidade da problemática, para saber as verdadeiras causas, podendo estar no processo ensino-aprendizagem, relação professor-aluno, ou por nãoconhecer a realidade da clientela da Educação de Jovens e Adultos.
Segundo Freire (1988) a saída para a condição opressora está no processo educativo problematizador que possibilita ao homem refletir sobre sua realidade oprimida e buscar através do diálogo constante com seus pares superar a contradição que desarmoniza; e a superação envolve o homem que está no mundo e com o mundo, e com o mundo,participando ativamente no processo de construção social.
Neste sentido o autor cita que a Educação Bancária é aquela em que o educador-pai se situa como o indivíduo que sabe e tem função social de depositar no educando-filho que não sabe seus conhecimentos, idéias, valores, normas ou regras de conduta e aptidões de forma evidentemente passiva, mesmo quando disfarçada na educação formal, por métodos...
tracking img