Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]













































































Introdução


Resumo


Elaborou-se um levantamento bibliográfico com o propósito de verificar a importância da Brinquedoteca como ambiente mediador de saberes e ensino-aprendizagem. Sendo de inteira necessidade no âmbito educacional, por ser um ambiente acolhedor para o desenvolvimento das habilidadesinfantis.

Justificativa

O presente trabalho quer alcançar os estudos elencados sobre a importância da brinquedoteca na instituição educacional.
A priori de enriquecer o trabalho educativo através de brincadeiras, o uso do lúdico é transformar a sala de aula em um local de participação ativa, respeitando a individualidade ,buscando melhoria das habilidades e a formação doindivíduo como um todo.


























Desenvolvimento


O surgimento da brinquedateca em 1934 em Los Angeles, Estados Unidos da America, foi por se constatar que crianças sem condições financeiras roubavam brinquedos. Que tinha por objetivos emprestar brinquedos a essas crianças.
No entanto seu reconhecimento foi em 1960 quando se espalhou por toda a Europa. Em poucotempo ouve um novo ressignificado e o de emprestar brinquedos para famílias carentes com filhos especiais, pois acreditavam que esses brinquedos estimulariam o desenvolvimento dessas crianças.
O surgimento da brinquedoteca fez com que mais teóricos e pensadores aumentassem suas investigações sobre o lúdico.
Conforme Friedmann (1998, p. 174) "ainda existe, em Los Angeles (E.U. A) a brinquedotecachamada de 'Toy Loan' ou 'Toy Libraries', com propósito apenas de emprestar brinquedos, caracterizado como recurso comunitário".
De acordo com Friedrich Froebel- (1782-1852) O Formador de Crianças pequenas, “As brincadeiras são os primeiros recursos no caminho da aprendizagem”.
A efetivação da ação lúdica mundial tornou-se concreta com a criação da Associação Internacional de Brinquedotecas.
NoBrasil, em 1971, acontece no Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Paulo, uma exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças ditas excepcionais, aos profissionais e estudantes.
Em 1984, é fundada a entidade Associação Brasileira de Brinquedoteca (ABB) por Nylce Helena da Silva Cunha, sem fins lucrativos, com o objetivo deassessorar as pessoas e instituições que visam implantar brinquedotecas, estabelecer parcerias, incentivar e promover o desenvolvimento de estudos relacionados à área, cursos preparatórios para formar os mediadores deste local - Brinquedista.
A importância do brincar para a criança tem uma longa história, nos tempos dos castelos, as crianças das famílias nobres tinham brinquedos, bonecas de pano comvestidos de seda e bolas de gudes e as crianças pobres faziam seus brinquedos com pedaços de pano, palhas e madeira. O brincar sofreu transformações no processo histórico, passou-se o tempo e surgiram os burgueses, as crianças brincavam com seus grupos de amigos na cidade, usando arcos e barris.
Para as crianças indígenas a infância é uma fase de aprendizado social, são totalmente integradas a vida dacomunidade indígena. Os brinquedos são miniaturas dos instrumentos dos adultos. O brincar é um elemento importante para a formação do ser humano. Surgem as tecnologias , jogos virtuais e outros.
É através do lúdico que a formação da personalidade da criança acontece, visto que aprende organizar suas emoções, processar informações, constrói sua identidade e autonomia, a ser e estar consigo e com osoutros. Para Puga e Silva (2008, p. 5) a sociedade contemporânea traz prejuízos para a infância, nela, pois,
“(...) as crianças perderam o espaço e a segurança das ruas e calçadas, com isso perderam também parte da liberdade na escolha das suas brincadeiras e companheiros”. Isto piora com os inchaços das cidades, apartamentos pequenos que impedem as interações, e com a modernidade as crianças...
tracking img