Pedagogia nathy

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

centro de ciencias humanas, EDUCAÇÃO COMUNICAÇÃO E ARTES.
CURSO DE pedagogia


nathalia santiago de almeida








Métodos e Técnicas de Pesquisa

















Londrina
2012
A pesquisa científica visa à produção deconhecimento novo, relevante teoricamente, fidedigno e útil socialmente, têm um objetivo maior: o benefício do homem. Esse objetivo filosófico da pesquisa norteia eticamente o trabalho do pesquisador. Entretanto a pesquisa visa sempre que alguém aprenda alguma coisa, ou seja, a pesquisa visa gerar conhecimento sobre algo para que alguém possa conhecer tal coisa. Não se faz pesquisa sobre o já comprovado,exceto para refutar.
Pedro Demo define a pesquisa científica como "[...] a atividade científica pela qual descobrimos a realidade" (DEMO, 1987, p. 23). Para Fred Kerlinger a pesquisa científica “[...] é uma investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de proposições hipotéticas sobre supostas relações entre fenômenos naturais" (KERLINGER, 1973, p. 11). Ou seja, apesquisa científica é o instrumento de investigação usado pela Ciência para gerar novos conhecimentos.


Para iniciarmos uma pesquisa científica, devemos partir de três pré-requisitos básicos:
1) conhecer bem e ter competência no assunto a ser pesquisado;
2) ter acesso e dominar a amostra;
3) depender o mínimo possível de terceiros para realizar a pesquisa, cada pesquisa será composta de trêsfases: planejamento, execução e divulgação.
A primeira fase, o planejamento, é composta por cinco itens:
a) ideia brilhante (a pergunta da pesquisa);
b) plano de intenção (o resumo do projeto de pesquisa);
c) revisão da literatura;
d) teste de instrumentos e de procedimentos;
e) projeto de pesquisa.
O projeto depesquisa deve incluir o título da pesquisa, dados de informação do autor e orientador, justificativa da pesquisa, hipótese, objetivo, plano de trabalho, métodos, etapas da pesquisa e cronograma, lação de materiais necessários, orçamento, monitorização da pesquisa, análise dos riscos e benefícios, propriedades da informação e divulgação da pesquisa, responsabilidades do pesquisador, da instituição, dopromotor e do patrocinador, referências, modelo do termo de consentimento livre e esclarecido, modelo de formulários de coleta de dados, cópia do documento de aprovação pelo comitê de ética em pesquisa, modelo da tabela de dados individuais, curriculum vitae Lattes dos pesquisadores envolvidos.


O problema de pesquisa




O tema escolhido e o título de umapesquisa não esclarecem, muitas vezes, o problema de pesquisa. O problema de pesquisa deve ser claramente formulado. Uma das formas de apresentação do problema de pesquisa é no formato de pergunta ou conjunto de perguntas. A formulação do problema de pesquisa deve delimitar (recortar) o trabalho de pesquisa e facilitar os demais passos necessários ao trabalho de investigação, por exemplo, selecionar aliteratura a ser revisada visando embasar o trabalho e analisar os resultados.


A relevância de uma pesquisa deve trazer efetiva contribuição ao campo de conhecimento. Tal relevância deve ser julgada por dois aspectos: teórica e social. O pesquisador deve ter em mente que a Ciência é uma construção coletiva e não uma ação individual. Logo, situar o problema onde outros já estudaramé fundamental. Revisar a literatura referente ao problema é a chave que abre os passos seguintes da pesquisa.




Hipóteses e objetivos de pesquisa




Hipótese é a conjectura que o pesquisador faz a respeito dos possíveis resultados a serem obtidos. A hipótese deriva do problema de pesquisa e representa a formalização do problema. Normalmente a hipótese é uma...
tracking img