Pedagogia nathy

2332 palavras 10 páginas
[pic]

centro de ciencias humanas, EDUCAÇÃO COMUNICAÇÃO E ARTES.
CURSO DE pedagogia

nathalia santiago de almeida

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Londrina 2012 A pesquisa científica visa à produção de conhecimento novo, relevante teoricamente, fidedigno e útil socialmente, têm um objetivo maior: o benefício do homem. Esse objetivo filosófico da pesquisa norteia eticamente o trabalho do pesquisador. Entretanto a pesquisa visa sempre que alguém aprenda alguma coisa, ou seja, a pesquisa visa gerar conhecimento sobre algo para que alguém possa conhecer tal coisa. Não se faz pesquisa sobre o já comprovado, exceto para refutar. Pedro Demo define a pesquisa científica como "[...] a atividade científica pela qual descobrimos a realidade" (DEMO, 1987, p. 23). Para Fred Kerlinger a pesquisa científica “[...] é uma investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de proposições hipotéticas sobre supostas relações entre fenômenos naturais" (KERLINGER, 1973, p. 11). Ou seja, a pesquisa científica é o instrumento de investigação usado pela Ciência para gerar novos conhecimentos.

Para iniciarmos uma pesquisa científica, devemos partir de três pré-requisitos básicos:
1) conhecer bem e ter competência no assunto a ser pesquisado;
2) ter acesso e dominar a amostra;
3) depender o mínimo possível de terceiros para realizar a pesquisa, cada pesquisa será composta de três fases: planejamento, execução e divulgação.
A primeira fase, o planejamento, é composta por cinco itens: a) ideia brilhante (a pergunta da pesquisa); b) plano de intenção (o resumo do projeto de pesquisa); c) revisão da literatura; d) teste de instrumentos e de procedimentos; e) projeto de pesquisa. O projeto de

Relacionados

  • Digestão
    1629 palavras | 7 páginas