Humanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO




Usufruímos deste espaço para escrever sobre nossa vontade de conhecer mais sobre a fenomenologia, assim como, para nos apropriarmos melhor sobre os conceitos estudados na disciplina Teorias VI – Humanismo no que concerne à relação da fenomenologia com a Gestalt-terapia. O trabalho a seguir traduzirá os planos e a concretização do esforço realizado por nós quando elaboramosentrevistas semi-abertas e aplicamos aos profissionais da Psicologia que escolheram a Gestalt-terapia como prática em consultórios. O resultado deste empenho será revelado pelas transcrições postas no decorrer do desenvolvimento deste estudo onde serão mostradas as constatações realizadas entre as falas dos dois gestalt-terapeutas ouvidos e o texto do autor Yontef, intitulado GESTALT-TERAPIA:FENOMENOLOGIA CLÍNICA, conteúdo que servirá de base para podermos fazer tais correlações. Partindo daí, o presente trabalho tem como objetivo principal a busca e a compreensão do uso do método fenomenológico na Gestalt-terapia, ou seja, como ocorre na prática clínica da Psicologia a influência da fenomenologia no atendimento psicoterápico. Os resultados interpretados serão escritos no desenvolvimentodeste trabalho em forma de comentários sobre as falas dos psicólogos pela dupla de alunos e, posteriormente, apresentados verbalmente aos demais colegas quando do debate geral dos temas de cada um.










DESENVOLVIMENTO
É muito importante verificar in loco, teorias e contextos que nos são repassados de forma verbal, escrita ou de outras maneiras. Nós, alunos acadêmicos, seja de queárea for, devemos procurar desenvolver características intrínsecas de pesquisadores, para desta forma, investigar os conteúdos que nos chegam. As teorias disponíveis são diversas. Cada teórico defende e procura comprovar, cientificamente, a sua. Com o intuito de incitarmos o nosso espírito de pesquisadores, fomos a campo com um roteiro contendo algumas perguntas que serviram para nos orientar nasentrevistas que realizamos com profissionais da Psicologia que adotaram a abordagem da Gestalt-terapia (GT) em clínica. Para isso ser possível, pegamos alguns fragmentos das entrevistas e transcrevemos nesta parte do trabalho para que seu conteúdo sirva de base para fazermos as correspondências com o texto do autor Yontef, intitulado GESTALT-TERAPIA: FENOMENOLOGIA CLÍNICA, da coletânea de textos dadisciplina Teorias VI – Humanismo.
No dia e hora marcados, chegamos ao Instituto Gestalt do Ceará – IGC e de pronto fomos atendidos pela recepcionista que nos anunciou para o psicólogo. Fomos muito recebidos por ele que nos ofereceu café e água. Acomodamo-nos e, no início da entrevista, após nos apresentarmos, fizemos a seguinte pergunta ao psicólogo:
- Na clínica, como se entrelaçam afenomenologia e a awareness?
O Gestalt-terapeuta, antes de responder diretamente a pergunta, preferiu fazer primeiro uma espécie de “localização” da fenomenologia dentro da Gestalt-terapia. Leia-se a fala abaixo:
Bem, vou falar um pouquinho sobre como a fenomenologia se insere dentro da Gestalt-terapia. A fenomenologia surge a partir da Psicologia da Gestalt, então trata de compreender a pessoa numaperspectiva diferente e não a partir da análise.
Esta interpretação do psicólogo condiz com as palavras do texto do autor citado ao se referir a GT como criadora de uma terapia com bases na metodologia existencial operacional.
Após este breve relato, o gestalt-terapeuta não interrompeu a fala e continuou:
JV- (...) A perspectiva de awareness eu faço um paralelo com a própria Psicologiada Gestalt na compreensão de insight, então awareness se conceitua no processo de se estar em contato vigilante com total suporte sensório-motor, cognitivo, emocional e espiritual, é o modo do indivíduo se experimentar na sua totalidade naquele momento.
Juntaremos esta fala com a de outra profissional da GT que nos enviou um texto sobre a utilização do método fenomenológico em sua prática...
tracking img