Pedagogia empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas voltam suas atenções para um mercado cada vez mais competitivo, exigindo a aquisição de profissionais qualificados e capacitados, a fim de atender as exigências de um mundo globalizado.
Diante do exposto, desenvolver nas pessoas a percepção do novo, a disposição para receber novas informações e ter a atenção seletiva para a novidade. Ao mesmo tempo,conhecer novos assuntos, terminologias e fatos, conhecer maneiras de lidar com estes fatos, tendências, seqüências universais e abstrações.
É o momento de não só veicular ou repassar informações, mas estabelecer junto a esses mecanismos a implantação de um processo educativo vinculado a Gestão Empresarial, reconhecendo sua importância em formar profissionais atuantes e comprometidos com um trabalhomais direcionado.
O pedagogo se constitui como um dos vértices, articulados a outros profissionais, a fim de produzir esse trabalho com alcance qualitativo, na medida em que orienta, direciona e esclarece os pressupostos oferecidos pela empresa, bem como sua aceitação no mercado, especialmente por atuar em um mercado, que embora diversificado, restringe-se diante da concorrência, da necessidade dese valorizar o indivíduo ao mesmo tempo como representante da empresa e o público alvo dos seus serviços.
Portanto, é de fundamental importância à inserção do Pedagogo em uma instituição empresarial, podendo assim aplicar T&D (Treinamento e Desenvolvimento) na qualificação profissional, por isso o treinamento por ser um fator de aumento da competitividade não deve beneficiar somente a empresa esim o educando em termos do seu desenvolvimento profissional. Porém, percebemos que as instituições empresariais ainda têm uma visão distorcida do pedagogo, ou seja, os vêem somente em uma instituição escolar, pois tamanha foi a nossa dificuldade em encontrarmos pedagogos atuando em uma empresa como educadores. Certamente os encontramos em diversos setores, praticando diversas atividades, menos ade educadores. Porém, se pelo menos estivessem atuando no setor de RH trabalhando com T&D ou até mesmo na área de planejamento seria bem mais louvável, mais infelizmente esta não é a realidade.
Sendo assim, esta obra pretende mostrar uma nova visão que começa a se solidificar na busca do exercício da aprendizagem acelerada, da motivação crescente, da comunicação eficaz, da delegação permanente.Um perfil mais digno, mais elegante, melhorando a vida das pessoas e o destino das organizações.
Portanto, faz-se necessário desenvolver nas pessoas que integram uma instituição empresarial a disposição para prestar atenção ao novo, estar dispostas a dar respostas voluntárias e ter a satisfação com o aprendizado. Ao mesmo tempo em que são capazes de informar a outros os que sabem, transferindoconhecimentos, interpretando-os e extrapolando-os para novas situações.

1.1. Contextualizando

Segundo Névoa (1995, p. 205), nas últimas décadas, existe um mal-estar docente, gerado pelas transformações sociais, políticas e econômicas que vem ocorrendo no mundo de forma acelerada, e essas mudanças atingiram o processo educativo. Por um lado, parece que a sociedade deixou de acreditar naeducação como promessa de um futuro melhor; os professores enfrentam a sua profissão com uma atitude de desilusão e renúncia, o que degrada cada vez mais sua imagem social. Mas o professor precisa compreender, que ele não é o único responsável pelos problemas sociais que requerem soluções por meio de políticas sociais que garantam a expansão do ensino das massas com qualidade.
Assim, esse tema foiescolhido para ser pesquisado por dois fatores: primeiro porque fomos estudantes do curso de Pedagogia e gostaríamos de saber quais são os espaços de atuação do pedagogo neste século; segundo, é a curiosidade de entender as contradições que existem na sociedade, uma vez que ela desvaloriza o profissional da educação, e ao mesmo tempo o mercado de trabalho exige pessoas capacitadas para atuar no...
tracking img