Resumo marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
6.4.3 - A instituição da correlação Monetária
A persistente inflação no Brasil no período da Segunda Guerra Mundial até os anos 80 acarretou séries conseqüências sócio econômicas para o Brasil. Esta aceleração do processo inflacionário acarretou de acordo com Simonsen e Baer-Beckerman:
1) Instabilidade e desordem salarial
2) Desinteresse nos investimentos em serviço de utilidade pública3) Desincentivo as exportações e o incentivo as importações
4) Expansão do déficit habitacional
5) Redução de crédito no longo prazo
6) Ilusão de lucros nas empresas
7) Déficit Governamental
8) Desinteresse do público por títulos de renda fixa
A grande parte dessas distorções foi atenuada a partir de 1964 com uma série de medidas que entre elas se destacou principalmente ainstituição da correção monetária.
A correção monetária passou a ser difundida em todo o Brasil sendo aplicada sobre débitos fiscais em atraso, e assim, permitindo que sua aplicação sobre os ativos imobiliários fosse levada em conta para o cálculo das depreciações, além do que se instituiu o conceito de manutenção do capital de giro, visando à reposição do valor real do ativo circulante liquidodas empresas. Este instituto foi ainda estendido às poupanças forçadas então criadas como FGTS, além de os certos tipos de poupanças voluntárias, como os certificados de depósito a prazo fixo. Embora tenha contribuído para a remoção de muitas das distorções causadas pela persistente inflação observada no país, não contribuiu para o controle do processo inflacionário, particularmente em virtude deseu efeito realimentador.
O governo também reduziu os subsídios e as tarifas dos serviços públicos foram reajustadas côo medidas antiinflacionárias ortodoxas que desencadearam um processo na época denominado de inflação corretiva. Este conjunto articulado de medidas alcançou o objetivo a que o governo queria. Com efeito, paralelamente à remoção das principais distorções que a inflação crescentehavia causado no período de 1968-1963, o processo inflacionário foi gradualmente contido no período de 1958-1973, sem que o crescimento econômico real fosse interrompido. As medidas então adotadas procuravam conter o déficit das transações correntes no balanço de pagamento, sendo assim voltadas para a contenção da expansão nominal da demanda agregada.
6.4.4- A estagflação e o advento do cruzadoA inflação na primeira metade dos anos 80 diferenciava-se com o período pós-guerra por ter atingido o patamar de três dígitos e pelo setor real da economia registrado indicações de recessão. Em nenhum momento anterior da história econômica do país inflação crescente e recessão aberta de médio prazo ocorreram simultaneamente. O cenário que predominou no período poderia ser simplificadamentedescrito como de estagflação.
A aceleração da velocidade de circulação da moeda está diretamente relacionada à erosão das funções das moedas, inevitavelmente em economias com inflações exacerbadas e crescentes assim como no Brasil na década e 80. A primeira função da moeda que se destrói é a de servir como reserva de valor. A inflação corrói o valor da moeda e, conseqüentemente, a sua utilização comoestoque de reserva. A segunda função destruída é a de medida de valor que agrosso das transações deixa de ser cotado na unidade monetária em curso, passando a vincular-se a outros indicadores de valor.
O Plano Cruzado cristalizou, no início de 1986, um conjunto articulado de medidas de políticas econômica, fundamentado nessas abordagens. O objetivo das medidas então postas em prática era trazerimediatamente a inflação para taxas não significamente diferente de zero, sem comprometer as metas de crescimentos da economia.
Com a aplicação destas medidas, se reverteu de imediato a expectativas inflacionárias, bloqueando os componentes inerciais da inflação. Em conseqüência, os primeiros resultados de curto prazo pareciam indicar o êxito do programa.
6.4.5– A inflação durante e após o plano...
tracking img