Pedagogia eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões de Eja
1-Porque no decorrer de cinco séculos da nossa história, o Brasil não conseguiu ainda universalizar a alfabetização nem mesmo como definida nos censos ( saber ler e escrever )?
OBrasil apresenta, de forma agravada, algumas características próprias de países em desenvolvimento, entre as quais enorme desigualdade na distribuição da renda e imensas deficiências no sistemaeducacional.
Obviamente, a educação sempre foi considerada um bem em si, pelas oportunidades que oferece de enriquecimento cultural. Mas isso, por si só, não cria as condições para que a universalização doacesso à escola se transforme em prioridade das políticas governamentais. Há duas outras razões básicas que incentivam políticas públicas no sentido de promover a educação em geral e, especialmente, aescolarização básica.
A primeira delas reside na necessidade de preparação para a cidadania, incorporando à vida nacional grandes massas da população, dando a elas a instrução que lhes permitaparticipar, tanto como eleitores, quanto como usuários dos serviços oferecidos pela sociedade moderna. No mundo todo, a extensão da participação política e do acesso a benefícios sociais, que constituem ocerne da cidadania na sociedade moderna (democrática ou não), esteve associada à universalização da educação básica. Numa sociedade democrática, essa universalização torna-se ainda mais necessária,porquanto dela depende o acesso do eleitorado a informações essenciais para a participação política plena e esclarecida.
A segunda, que se vem manifestando com intensidade crescente, especialmente apartir da Segunda Guerra Mundial, reside na alteração do processo produtivo associada ao desenvolvimento tecnológico, o qual exige mão-de-obra cada vez mais qualificada. Um sistema de educação básica queatenda ao conjunto da população é hoje essencial ao desenvolvimento econômico.Se são estas as razões e condições para constituir uma vontade política que privilegie e valorize a educação, é fácil...
tracking img