Pedagogia da autonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Leitura e fichamento do livro “Pedagogia da Autonomia” – Paulo Freire

Página:16
“O preparo científico do professor ou da professora deve coincidir com a sua retidão ética”.
O professor não pode se valer de meios ilícitos ou inadequados para fazer valer sua opinião, deve estar sensível as necessidades do aluno e ser coerente seus objetivos na aprendizagem respeitando assim as diferenças dooutro.

Página:22
“ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.”

O ato de ensinar refere-se a prática de troca de conhecimento entre o educando e o educador. Na prática de ensinar recriamos valores, construímos ideias, capacitamos os indivíduos a pensar de modo crítico e democrático ao ponto do aluno compreender que ele é umser político-social.

Página:23
“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.”

Ao ensinarmos automaticamente estaremos aprendendo.
Dentro de uma sala de aula, na relação professor-aluno, sempre ocorre fato do educador ensinar aquilo que ele sabe fazendo com que o aluno assimile o conteúdo. Com isso acaba acontecendo o diálogo entre ambos onde ocorre aprendizado.Página:25
“Quem forma se forma e se-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado”.

Quando formamos, estamos sendo capacitados para formar outros indivíduos. Somos formadores responsáveis de transmitir conhecimentos favoráveis aos formados.
Devemos ensinar para formar cidadãos capacitados onde eles irão passar a diante todo o aprendizado.
Página:29
“Não há ensino sempesquisa e pesquisa sem ensino”.

O educador tem que ser curioso, criativo, ou seja, pesquisador, mover-se para a descoberta.
Tornando a sala de aula um lugar no qual o ensino torne-se propício aos questionamentos e debates.
Quando pesquisamos, buscamos o conhecimento e pesquisar é conhecer o novo e instigar a curiosidade.Não só quer dizer, inovação, mas conhecimentos.
Cabe a nóseducadores estimular nossos alunos a curiosidade, deixando –os livres para aventurar-se no mundo do saber. Devemos orientá-los a serem um sujeito curioso, criando estímulo para sua capacidade criadora.

Página:30
“ Por que não aproveitar a experiência que tem os alunos de viver em áreas da cidade descuidadas pelo poder público para discutir, por exemplo, a poluição dos riachos e dos córregos eos baixos níveis de bem-estar das populações, os lixões e os ricos que oferecem a saúde das gentes”.

O educando pode trabalhar esta questão dentro da sala de aula, visando o desinteresse do governo público pela sociedade pobre. Ao mesmo tempo o educador poderá formar seus alunos do “meio social pobre”, em cidadãos críticos e interessados a defender o meio onde vive buscando assim, a proteção ea preservação dos rios e fazendo com que a própria população analise a situação crítica, dos lixões ligadas as cidades.



Página:72
“A esperança de que professor e alunos juntos podemos aprender, ensinar, inquietar-nos, produzir e juntos igualmente resistir aos obstáculos a nossa alegria”.

A aprendizagem da criança, adolescente e adulto terá uma construção mais significativa quandoambos tiverem a capacidade de entender o que o outro quer transmitir e juntos haverá um aprendizado construtivista.

Página:85
“O bom clima pedagógico-democrático é o em que o educando vai aprendendo à custa de sua prática mesma que sua curiosidade como sua liberdade deve estar sujeita a limites, mas em permanente exercício”.

O aluno tem um aprendizado mais convicto com a prática, ouseja, se agente praticar uma experiência apesar de sua curiosidade estar sujeita à um limite, com isso poderá expandir a curiosidade.

Página:92
“O professor que não leva a sério sua formação, que não estude, que não se esforce para estar a altura de sua tarefa não tem moral para coordenar as atividades de sua classe”.

Mesmo sendo formados, os professores tem que visar um ensino de...
tracking img