Pedagogia da autonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeiras Palavras

Paulo Freire iniciou o livro explicando suas razões para analisar a pratica pedagógica em relação à autonomia de ser e saber do educando. Ele enfatiza a necessidade de respeitar os conhecimentos dos educandos trazido para a escola, sendo visto que eles são um sujeito social e histórico, e da compreensão de que “formar é muito mais do que treinar os educandos nodesenvolvimento de destrezas”. Define essa postura com ética e diz que o educador deve buscar a “ética universal do ser humano”, que é essencial para o trabalho docente.
Freire deixa claro ao público alvo, que formar um educando é muito mais que apenas treinar e/ou depositar conhecimentos; necessitamos de ética e coerência que precisam estar vivas e presentes em nossas prática educativa, pois Paulo Freirediz que “somos seres condicionados, mas não determinados”.

1. Não há docência sem discência

Freire aponta que existem diferentes tipos de educadores: críticos, progressistas e conservadores, mas apesar desta diferenças, todos necessitam de saberes comuns tais como:
* Conseguir misturar e/ou relacionar a relação teórica e prática;
* Criar possibilidades para o educando produzire/ou construir conhecimentos do que simplesmente transferi-los;
* Reconhecer que ao ensinar, se está aprendendo; e não desenvolvendo um ensino de “depósito bancário” do conhecimento, a necessidade de aprender de forma crítica.
* Destaca a necessidade de uma reflexão crítica educativa.

Quando Freire se refere que não a docência sem discência, quer dizer que: quem ensina aprende oensinar e quem aprende ensina o aprender.
Freire deixa claro que o ensinar não depende exclusivamente do educador, assim como aprendizagem também não é algo que depende somente do educando, as duas atividades se complementam; os participantes são apenas sujeitos e não objetos um do outro.

1.1 Ensinar exige rigorosidade metódica

O autor afirma que o educador deve reforçar a capacidadecrítica do educando, também deve afirmar a rigorosidade do método com o qual trabalha, tendo clareza em seus objetivos e com um discurso que não pode ser diferente da prática. O educador não deve usar o método transferidor, não pode limitar o ensino à transferência de conteúdos, como na definição de educação “bancaria”.
Tanto educador quanto educando devem ser sujeitos na construção do conhecimento.Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.

1.2 Ensinar exige pesquisa

De acordo com Paulo Freire, não há “ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”. O educador tem que ser pesquisador, isto é, fazendo parte da sua prática docente a indagação a busca e a pesquisa. Com tudo isto o educador deve respeitar os saberes do educando. O conhecimento da realidade é muitoimportante para que o educador exija pesquisa.
Freire afirma que ao ser curioso, há critica sendo assim o educador e o educando deve ser movido pela a curiosidade epistemológica.
Para o autor, o pensar certo do ponto de vista do educador, implica no respeito ao senso comum do educando, durante sua trajetória inicial ao atual.

1.3 Ensinar exige respeito aos saberes do educando

O pensarcerto coloca ao professor, à escola, o dever de não só respeitar os saberes dos educandos (saberes socialmente construídos na pratica comunitária).
Para Freire é necessário estabelecer uma relação entre os saberes curriculares fundamentais do educando e a experiência social que eles tem como indivíduos. A escola não é partido. Ela tem que ensinar e/ou passar os conteúdos curriculares, transferiraos educando.

1.4 Ensinar exige criticidade

Criticidade é o mesmo de curiosidade epistemológica. A curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade deve se criticizar, tornando-se uma curiosidade epistemológica, onde a curiosidade torna-se metodicamente “rigorosa” na sua aproximação ao objeto. Ela mudará de qualidade, mas não de essência.

1.5 Ensinar exige estética e ética...
tracking img