Pdti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO MONTAR UMA CAFETERIA – PASSO A PASSO


Existem muitas orientações a respeito da montagem de um empreendimento.

Esse manual foi elaborado visando auxiliá-lo com maior praticidade possível na montagem de uma cafeteria, e muitos dos assuntos, são abordados de forma objetiva, baseados em prática.



O que preciso?

Para qualquer tipo de empreendimento, no segmento de cafeteria, énecessário você ter respostas favoráveis para alguns itens abaixo, que julgamos indispensáveis:

1. Conhecimento da qualidade dos produtos a serem comercializados, principalmente sobre o “café” (carro chefe da cafeteria);
2. Localização da cafeteria;
3. Definição de Público alvo;
4. Diferencial mercadológico em relação ao concorrente;
5. Conhecimento do Material/utensíliosnecessários;
6. Noções sobre Máquina de café espresso (manuseio, regulagem temperatura, pressão, etc);
7. O potencial da praça ou região (público alvo), independentemente do número de cafeterias já existentes é o que determina a instalação de uma cafeteria;
8. Padrão na qualidade dos produtos, procedimentos, higienização, atendimento, etc;
9. Jamais abrir “mais uma cafeteria”.Deve ser “A CAFETERIA” (razão pela qual, o que determina a abertura é o potencial do mercado, conforme item 7 acima);
10. Treinamento constante dos colaboradores;
11. Relacionamento Cortez e amistoso com clientes, empregados/colaboradores;
12. Forma de participação dos colaboradores no resultado financeiro da empresa;

Respondendo estas questões, você terá o mínimo de domínio sobreo negócio “Cafeteria” que vai contribuir favoravelmente para viabilidade do empreendimento.





Todo investidor deve estar atento para:



1. Segmentação de Mercado

É preciso definir qual segmento de público a ser atendido com seus produtos. Público “a” , “b”, “c”, etc.

Nunca comece um empreendimento visando alcançar todo tipo de público.
O público que imaginamos nesse manualé de classe média à alta, públicos “a” e “b”. Não se trata de discriminação. Trata-se de “foco no objetivo”. Nada impede que o público “c” ou “d” adentre seu estabelecimento.

A segmentação é importante no mundo globalizado porque, cada vez mais, os consumidores estão à busca de qualidade e não quantidade. É mais eficaz ter poucas variedades com qualidade do que, ter variedades de produtos compouca qualidade.

A segmentação tende a fidelizar clientes, enquanto que em qualquer outra hipótese, você vai ter que competir com seus concorrentes em preço e desconto. Daí é vala comum e o resultado é sofrível.


2. Posicionamento

É mesmo que dizer, padrão na qualidade dos produtos. Todos os produtos deverão ser elaborados da mesma forma, com as mesas quantidades de ingredientes, como mesmo percentual das misturas, se for o caso.

Cada produto deve ter o padrão na sua elaboração, na decoração, no atendimento, tal qual, surpreenda qualquer expectativa do cliente.

O padrão de atendimento é comum a todos os funcionários.

Exemplo: em cafeteria é comum o cliente pedir café com leite, porém com um pouco mais de café do que leite ou vice versa.

Nesse exemplo, você estáatendendo o desejo do cliente. Você está atendendo com seu produto da forma que o cliente pede e não da forma correta como deve ser. Uma coisa é atender com produto como o cliente pede. Outra coisa é servir o produto da melhor forma para o cliente.

O produto servido da melhor forma para o cliente é o posicionamento. O sabor e a qualidade dos produtos vão surpreendê-los.





3.Qualidade global

Qualidade global é o resultado da satisfação do cliente após ter degustado ou ingerido os produtos.

Exemplo: O café é de boa qualidade. Foi moído na granometria ideal. Foi compactado corretamente. A temperatura e a pressão da água perfeita e o café foi passado no período correto (25 a 30 segundos).



4. Valor Agregado

É um dos itens mais importante. De nada adianta ter...
tracking img