Pdca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução às Engenharias



Relatório PDCA
(Plan – Do – Check – Act)

Aluno: Caroline Cristina Andreoni Puglia RA: 11031510
João Paulo Andreoni Puglia RA: 11057810
Kyane Alves de Matos Freire RA: 11017510

Professor: Denise Consonni

Jorge Felipe Pardos RA: 11032610
Marlon Francisquini RA: 11107610
Roberta Pegorer RA: 11068610

Sumário
1.0 Introdução 2
2.0Objetivo 4
3.0 Engenharias na UFABC 4
4.0 Matriz FOFA 6
4.1 Matriz FOFA da UFABC 6
4.2 Matriz FOFA Individual 6
5.0 Matriz Sugerida do Curso de Engenharia 8
6.0 GRÁFICO DE GANTT 11
7.0 PDCA 12
7.1 APLICAÇÃO Do PDCA 13
8.0 Conclusão 14
9.0 Referâncias Bibliográficas 14

* 1.0 Introdução

Gerenciamento de Projetos define e visa atingir objetivos,otimizando o uso de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, materiais, energia, espaço, etc.) durante o curso de um projeto (conjunto de atividades com duração finita).
Esta é a área de responsabilidade de um gerente de projeto individual. Este indivíduo raramente participa nas atividades que produzem o resultado final, mas se esforça para manter o progresso e a interação produtiva das várias partes,reduzindo o risco geral de fracasso.
Diferente do trabalho regular e funcional, um projeto é um "empreendimento temporário executado para criar um produto ou serviço único".  A duração de um projeto é o tempo de seu começo até sua conclusão, o que pode tomar dias, semanas, meses ou até anos.

Atividades do Gerenciamento de Projetos - está composto de diversas atividades diferentes como:

-Planejar o Trabalho
- Estimar os recursos
- Organizar o trabalho
- Adquirir recursos materiais e humanos
- Designar tarefas
- Dirigir atividades
- Controlar a execução do projeto
- Reportar o progresso

Variáveis de Controle de Projetos - controla 5 variáveis:

Tempo - o tempo requerido para completar o projeto.  Por questões analíticas, o tempo para concluir o projeto é divididono tempo requerido para completar cada uma das atividades que contribuem para a conclusão do projeto.

Custo - é o custo do projeto, calculado a partir dos recursos utilizados. 

Qualidade - o tempo dedicado às atividades individuais determina a qualidade geral do projeto. Algumas tarefas requerem um tempo determinado para que sejam completadas adequadamente, mas com tempo adicional poderiamser completadas com qualidade excepcional. Ao longo de um projeto grande, a qualidade pode ter um impacto significativo no tempo e custo (ou vice-versa).

Escopo - requerimentos especificados para o resultado final. É a definição geral do que o projeto deveria atingir ou uma descrição específica de qual deveria ser o resultado final.

Risco - pontos potenciais de fracasso. A maioria dosriscos pode ser superada ou resolvida, com suficiente tempo e recursos.

Existem vários métodos que podem ser usados para gerenciar projetos, incluindo métodos ágeis, interativos, incrementais e por fase.
Trataremos de dois métodos que são os principais desenvolvidos e estudados em sala; mostrados de maneira sucinta:
PDCA - O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto deações planejadas são executadas, checa-se se o que foi feito estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente), e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no produto ou na execução.
FOFA - o cruzamento de sua matriz de planejamento é feito em cima das Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças com as quais a instituição terá que lidar.
A matriz FOFAgera tipos diferentes de objetivos estratégicos, de acordo com este quadro:

Na potencialidade é aonde a instituição irá se desenvolver e conquistar mais mercado. A vulnerabilidade é responsável pela possível falência da instituição. Nos pontos de defesa estão os diferenciais de desenvolvimento, pois cruzam ameaças que irão atingir a todo mercado com as forças da instituição, ou seja, são os...
tracking img