Pdca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução as Engenharias

Planejamento de Cursos de
Graduação através do ciclo PDCA

Pedro Henrique Araujo Dias – R.A.: 11018110
Profº Dr. Gerson Luiz Mantovani



SANTO ANDRÉ,
2011ETAPAS DO CICLO PDCA

1. PLANEJAMENTO

O objetivo desse planejamento é fazer com que o aluno da UFABC consiga se formar em três anos no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia(BC&T) e em mais dois anos, totalizando cinco, se formar em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica, apresentando no final dos cinco anos um CR (Coeficiente de Rendimento) > 3.2.1. Planejamento em relação à postura e à disciplina

Para o objetivo proposta ser atingido, o aluno deve concluir cada matéria da grade do BC&T com o conceito mínimo B, para manter o CR > 3 edar ênfase às matérias da engenharia, com intuito de nelas terminar a matéria com conceito A. A grande importância de concluir disciplinas com conceitos A é que se caso o aluno conclua uma outradisciplina com conceito inferior a B, o conceito A obtido servirá para não deixar que o valor do CR cair para o valor abaixo da meta em questão.
Para tanto, deve-se seguir a recomendação de horas deestudos individuais sugeridas nas ementas de cada disciplina. Além de montar um cronograma, especificando quais serão os horários de estudos individuais, em grupo e os horários de folga.
Com essaorganização, e com o cumprimento dos horários, se faz possível que os estudos não invadam o lazer, nem vice-versa. Isso requer muita disciplina. O que é mais um ponto do planejamento a ser cumprido.2.2. Grade escolhida para conclusão do BC&T + Engenharia de IAR em 5 anos.



Tabela 1.1: Grade para o BC&T + Engenharia de IAR




2. Ferramentas auxiliares paramelhor rendimento

- Monitoria;
- Grupos de Estudo;
- Plantão de dúvidas de professores;
- Assistir aulas de outros professores.

3. Verificação

A verificação pode ser feita...
tracking img