Pcn de ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

PCNs (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS)

CIÊNCIAS NATURAIS

APRENDER E ENSINAR CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

















CAJAZEIRAS-PB
NOVEMBRO/2010








DAYSE ANNE DE SOUSA ANDRADE GUALBERTO
FERNANDA HIARLLA DE OLIVEIRA SILVA
JOELMA RAMALHO ROLIM
JULIANA CEZÁRIO FERREIRA
MARIA SARMENTO SOARES
RICÉLIA FERNANDES DE SOUSA ALMEIDAPCNs (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS)

CIÊNCIAS NATURAIS

APRENDER E ENSINAR CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL










Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, campi Cajazeiras/PB, para avaliação na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências,ministrada pela Professora Ms. Hercília Maria Fernandes.









CAJAZEIRAS-PB
NOVEMBRO/2010









Aprender e Ensinar Ciências Naturais no Ensino Fundamental


Vivemos numa sociedade em constantes transformações que instiga no ser humano a necessita de a todo tempo renovar os conhecimentos, ou mesmo produzir e reproduzir novos conhecimentos a ponto de tornar o homem umser autônomo capaz de atender as exigências dessa sociedade bem como suas próprias necessidades, e atuar enquanto construtor de sua história.
Nesse sentido o ensino de ciências é de grande importância para o homem, pois por meio deste ele tem a oportunidade de aumentar seu leque de conhecimentos e de produzir outros a partir dos conhecimentos científicos e experiências desenvolvidas, para entãotambém fazer ciência.
Os PCNs (1997) (Parâmetros Curriculares Nacionais) cujo “objetivo é auxiliar o docente na execução de seu trabalho, compartilhando seu esforço diário de fazer com que as crianças dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel em nossa sociedade”, abordam que para o ensino de Ciências Naturais épreciso construir uma estrutura de ensino que favoreça essa aprendizagem de forma significativa levando em consideração o conhecimento histórico e acumulado dos professores, alunos e a concepção de Ciência já construída, e as relações existentes com a Tecnologia e a Sociedade.
Para tanto, sabe-se que “isto só será alcançado se for oferecido à criança brasileira, pleno acesso aos recursos culturaisrelevantes para a conquista de sua cidadania. Tais recursos incluem tanto os domínios do saber tradicionalmente presentes no trabalho escolar quanto às preocupações contemporâneas com o meio ambiente, com a saúde, com a sexualidade e com as questões éticas relativas à igualdade de direitos, à dignidade do ser humano e à solidariedade”.
“Nesse sentido, o propósito do Ministério da Educação e doDesporto, ao consolidar os Parâmetros, é apontar metas de qualidade que ajudem o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadão participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor de seus direitos e deveres”.
O aluno sem dúvidas possui conhecimentos intuitivos, que são adquiridos pela vivência, pela cultura e senso comum, acerca dos conceitos que serão ensinados na escola. O que também não é diferente doprofessor, que carrega consigo várias idéias de senso comum, ainda que tenha produzido alguns conhecimentos científicos.
De acordo com os PCNs “os campos do conhecimento científico — Astronomia, Biologia, Física, Geociências e Química — têm por referência as teorias vigentes, que se apresentam como conjuntos de proposições e metodologias altamente estruturados e formalizados, muito distantes,portanto, do aluno em formação. Não se pode pretender que a estrutura das teorias científicas, em sua complexidade, seja a mesma que organiza o ensino e a aprendizagem de Ciências Naturais no ensino fundamental”.
É importante, então, que “a história das idéias científicas e a história das relações do ser humano com seu corpo, com os ambientes e com os recursos naturais devem ter lugar no ensino, para...
tracking img