Pcn de ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]











PCN DE CIÊNCIAS
PAULA CHRISTINA ÁLVARES LOPES













SÃO LUIS DE MONTES BELOS
JUNHO/2012
PAULA CHRISTINA ÁLVARES LOPES











PCN DE CIÊNCIAS


















SÃO LUIS DE MONTES BELOS
JUNHO/2012
PCN de Ciências Naturais


Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados com o objetivo derespeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de estabelecer referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercícioda cidadania.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais são dirigidos aos educadores que têm como objetivo aprofundar a prática pedagógica de Ciências Naturais na escola fundamental, contribuindo para o planejamento de seu trabalho e para o projeto pedagógico da sua equipe escolar e do sistema de ensino do qual faz parte.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais deCiências Naturais dividiram a disciplina em quatro grandes eixos de estudo para ensino no terceiro e quarto ciclos de estudos. Vale lembrar que, assim como nas demais matérias, a proposta dos PCN não é estanque e pode ser moldada a critério do professor e de acordo com a identificação dos alunos. Os eixos temáticos são: "Terra e Universo", "Vida e Ambiente", "Ser Humano e Saúde" e "Tecnologia eSociedade".
O ensino de Ciências Naturais não pode ser voltado para um futuro distante. Conhecer Ciência é ampliar a possibilidade de participação social e desenvolvimento mental e, assim, capacitar o aluno a exercer desde já seu papel de cidadão do mundo.
Nesse sentido o ensino de ciências é de grande importância para o homem, pois por meio deste ele tem a oportunidade de aumentarseu leque de conhecimentos e de produzir outros a partir dos conhecimentos científicos e experiências desenvolvidas, para então também fazer ciência.
“Nesse sentido, o propósito do Ministério da Educação e do Desporto, ao consolidar os Parâmetros, é apontar metas de qualidade que ajudem o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadão participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor de seusdireitos e deveres”.
O aluno sem dúvidas possui conhecimentos intuitivos, que são adquiridos pela vivência, pela cultura e senso comum, acerca dos conceitos que serão ensinados na escola. O que também não é diferente do professor, que carrega consigo várias idéias de senso comum, ainda que tenha produzido alguns conhecimentos científicos.
De acordo com os PCNs “os campos doconhecimento científico — Astronomia, Biologia, Física, Geociências e Química — têm por referência as teorias vigentes, que se apresentam como conjuntos de proposições e metodologias altamente estruturados e formalizados, muito distantes, portanto, do aluno em formação. Não se pode pretender que a estrutura das teorias científicas, em sua complexidade, seja a mesma que organiza o ensino e a aprendizagemde Ciências Naturais no ensino fundamental”.
É importante, então, que “a história das idéias científicas e a história das relações do ser humano com seu corpo, com os ambientes e com os recursos naturais devem ter lugar no ensino, para que se possa construir com os alunos uma concepção interativa de Ciência e Tecnologia não-neutras, contextualizada nas relações entre as sociedades humanase a natureza”.
A partir disso é admissível que “pela abrangência e pela natureza dos objetos de estudo das Ciências, é possível desenvolver a área de forma muito dinâmica, orientando o trabalho escolar para o conhecimento sobre fenômenos da natureza, incluindo o ser humano e as tecnologias mais próximas e mais distantes, no espaço e no tempo. Estabelecer relações entre o que é...
tracking img