Pci metodo termico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como fazer placas de circuito impresso pelo método de transferência térmica

O método de banho para corrosão usado neste guia também é químico, porém bem mais eficiente no quesito tempo e qualidade final, porém traz suas desvantagens como o custo, que é relativamente maior; e a toxidade, já que estaremos usando alguns produtos químicos perigosos. Maiores detalhes serão dados posteriormente.Este guia que irei apresentar, foi compilado por mim após inúmeras pesquisas na Internet, e exaustivos testes na minha oficina. A principal vantagem que vocês irão perceber é a facilidade de aplicação quando comparado a outros métodos, por exemplo, o fotográfico; e também o resultado: uma placa com acabamento profissional, mas com um custo de produção reduzido. Tornando-o ideal para a fabricaçãode protótipos em pequenas quantidades. Uma outra grande diferença que este guia irá apresentar é o método de corrosão. No Brasil os protótipos, quando feitos à mão (caso da maioria dos hobbistas), são corroídos em um banho de percloreto de ferro. Esse método é muito barato, porém tem as suas desvantagens: • Longo tempo para banho completo. • Micro-imperfeições na placa após a corrosão, que podegerar mau contatos, e em alguns casos nas placas de RF pode causar o não funcionamento total do circuito. • Grande sujeira e manchas nas roupas para os descuidados (Como eu!). • Para uma corrosão mais profissional, necessidade de um agitador e um aquecedor (a temperatura ideal do banho em percloreto é em torno de 45°C).

Este guia foi escrito por Lucas Zampar Bernardi. Maiores informações podem serobtidas em www.zampar.com.br ou ainda se quiserem podem entrar em contato diretamente com o autor, o e-mail é lucas@zampar.com.br Ele pode ser distribuído livremente total ou parcial, sem a necessidade de autorização por parte do autor, desde que sejam publicados o nome do autor e o endereço da sua página na Internet em local visível.

Página 1 de 8

Como fazer placas de circuito impressopelo método de transferência térmica

Primeiro passo: Imprima o layout que deseja em papel Glossy com uma impressora a laser. Lembre-se de colocar como opções de impressão: • Qualidade tipo apresentação. (A impressora aplica mais toner na folha com uma resolução superior) • Folha de alta gramatura ou transparência. (A folha passa na velocidade ideal sem ficar empenada) Se não tiver uma impressoraa laser, pode tentar imprimir o layout em uma máquina de xerox, porém a qualidade não irá ficar muito boa, devido à resolução da máquina. Em meus testes, só obtive resultados satisfatórios usando o toner original da impressora. Os pós usados em toners recondicionados são de qualidade inferior, ou o seu ponto de fusão é maior, tornando a placa cheia de defeitos ao transferir. Ter que imprimir afolha em modo espelhado ou não, depende da saída do programa que você usa. No meu caso não precisei espelhar (Uso o software Proteus). É só você imprimir em uma folha sulfite normal e testar.

Segundo passo: Com álcool isopropílico e palha de aço, limpe a placa de cobre virgem. Procure fazer movimentos circulares com a palha, mantendo-a sempre bem umedecida com álcool. Logo após que terminar alimpeza, enxágüe a placa com água, seque-a com um pano macio (uma toalha limpa é perfeita para esse serviço) e guarde-a fora da sujeira e da poeira. Tenha certeza que não haja nenhum resquício de gordura na placa, senão o toner não irá se fixar perfeitamente, surgindo falhas. Para não surgirem impressões digitais na placa e para sua própria segurança, recomendo que use luvas durante todo o processo.Uma luva que não incomoda muito é a de látex, usada em procedimentos cirúrgicos.

Página 2 de 8

Como fazer placas de circuito impresso pelo método de transferência térmica

Ao misturar todos os componentes lembre-se da regra que aprendemos no colegial: Sempre dissolva o ácido na água e nunca a água no ácido! Coloque o ácido previamente medido na água, depois coloque o peróxido de...
tracking img