Pc – ibm conceitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE LIMEIRA
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – INTRODUÇÃO A ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES












PC – IBM CONCEITOS
PROFESSOR: MARCIO ARTERO













Limeira – SP
2012

Erik Neves Machado
Felipe Ricardo Ferreira
Dhiego Henrique Germano Bastelli
Rodolfo Blumer
Richard Gouveia Mendes


PC –IBMCONCEITOS





Trabalho de Pesquisa em Conceitos de Pc IBM apresentado ao Curso de Ciência da Computação
da Faculdade de Limeira da Anhanguera Educacional S.A.
Orientador: Prof. MARCIO ARTERO












Limeira
2012





Erik Neves Machado
Felipe Ricardo Ferreira
Dhiego Henrique Germano Bastelli
Rodolfo BlumerRichard Gouveia Mendes



PC – IBM CONCEITOS




Aprovado em: ___/___/___.
Nota:_________________


BANCA EXAMINADORA


_____________________________
Prof. MARCIO ARTERO








Limeira
2012



Sumário


1.0 Introdução 1
2.0 O Conceito IBM PC 2
3.0 Tipos de IBM PC e Configurações 3
3.1 Processador 3
3.2 Memória 3
3.3 Periféricos e barramentos deentrada e saída 3
3.4 Armazenamento 4
4.0 Funcionamento do SO 4
5.0 Bibliografia 4












1.0 Introdução

O IBM PC (Personal Computer ou “Computador pessoal”) versão original e progenitor da plataforma de hardware dos "IBM PC compatíveis". Lançado em 12 de Agosto de 1981, o modelo original recebeu a denominação IBM 5150. Seu desenvolvimento ficou a cargo de uma equipe de dozeengenheiros e projetistas sob a direção de Don Estridge da IBM em Boca Ratón, Flórida.
A expressão "Personal Computer" ("Computador Pessoal") era de uso comum antes de 1981, e foi usada em 1972 para caracterizar o Alto do Xerox PARC. Todavia, devido ao sucesso do IBM PC, o que tinha sido um termo genérico passou a significar especificamente um microcomputador compatível com a especificação da IBM.Durante o segundo trimestre de 2005, o Lenovo Group da China assegurou os direitos de produção dos computadores pessoais com a marca IBM. Esta mudança reflete a presente falta de interesse da IBM em computadores pessoais, em favor dos mercados de mainframes e serviços de consultoria de negócios e tecnologia da informação.


























2.0 O Conceito IBMPC
O PC original foi uma tentativa da IBM de entrar no mercado de computadores domésticos, então dominado pela Apple II e por uma legião de máquinas CP/M.
Em vez de passar pelo processo de planejamento usual da IBM, o qual tinha falhado em criar um microcomputador de baixo custo (tendo por exemplo o malogrado IBM 5100), um grupo especial de trabalho foi formado com a autorização de ignorar asrestrições normais da companhia e trazer algo um projeto novo para o mercado rapidamente . A este projeto foi dado o nome-código de Projeto Xadrez.
O grupo consistia de em apenas 12 pessoas, encabeçados por Don Estridge. Eles foram bem sucedidos, o desenvolvimento do PC levou cerca de um ano. Para conseguir isto, eles decidiram preliminarmente construir a máquina com peças facilmente encontradas nomercado, de uma grande variedade de fornecedores OEM e de diversos países; anteriormente, a IBM tentava utilizar apenas componentes desenvolvidos por si mesmos. Em segundo lugar, eles resolveram utilizar uma arquitetura aberta para que outros fabricantes pudessem produzir e vender máquinas compatíveis; para tal, as especificações do BIOS foram publicadas. Com isso, a IBM esperava manter suaposição no mercado cobrando "royalties" pelo licenciamento da BIOS e se mantendo à frente da concorrência.
Na época, Don Estridge e sua equipe cogitaram em usar o processador 801 e o respectivo sistema operacional, que haviam sido desenvolvidos no laboratório de pesquisa da IBM em Yorktown Heights, Nova York (o 801 foi um precursor dos microprocessadores RISC, projetado por John Cocke e seu grupo). O...
tracking img