Paz, humanidade e sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Paz

A humanidade tem por sua natureza o desejo por mudanças, nunca ficando muito tempo acomodada. Muitas vezes essas mudanças vem acompanhadas de conflitos e de violência, o que não énecessário, afinal somos todos a mesma raça, a mesma espécie. Então por que tantos conflitos? Tantas guerras e disputas?
Karl Heinrich Marx, intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrinacomunista, tem uma posição muito interessante sobre as constantes brigas do ser humano. Segundo Marx, sempre há uma classe explorada, que está descontente com a atual situação. Isso ocorre devido adesigualdade entre a classe explorada e a classe exploradora, que normalmente é uma minoria. O que ocorre é que quando a classe explorada se organiza e consegue tomar o controle, ela passa a ditar as novasregras, e fazem isso de modo que se beneficiem mais. O curioso, é que fazendo isso, outras classes ficarão descontentes e serão exploradas, então caímos em um ciclo.
Marx acreditava que o único jeito dequebrar esse ciclo, seria implementar uma ditadura do proletariado, a partir daí, as diferenças sociais seriam gradativamente reduzidas e os conflitos cessariam. Hoje já foi visto que este modelofracassou, mas as idéias de Marx ainda valem, pois de fato o fator principal de todos os conflitos sociais é a desigualdade.
John Lennon, músico inglês de muito sucesso, expõe em uma de suas músicaseste desejo pela paz, pelo fim da desigualdade. Se observarmos a letra da música “Imagine”, fica evidente a vontade pela paz. Na canção, ele diz para imaginarmos o mundo sem nada, sem religião, sempaíses, sem posses, sem desigualdade alguma, apenas o ser humano. Desta forma, o homem seria capaz de conviver em perfeita harmonia e paz, pois não haveria pelo que matar e morrer, e o mundo viveria empaz.
É possível perceber as idéias de Marx transparecendo na música de Lennon. O músico prega o fim da desigualdade pela paz, assim como o alemão. Ambos vêem a desigualdade como a principal causa...
tracking img