Patrimonios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESGATE DOS VALORES MORAIS E CÍVICO
NOÇÃO
A moral e a cívica sempre foi uma preocupação do povo angolano. Com efeito, a nossa história pode ser compreendida como uma re-abordagem contínua dos nossos ideais morais e cívicos, enquanto seres sociais. A luta pela autoformação enquanto povo, a independência, a luta pela paz, democracia e desenvolvimento do homem angolano, podem ser citados comoexemplos históricos do exercício de realização de ideais morais e cívicos.
No entanto, a nossa própria história também é mostra do quanto a moral e a cívica nem sempre gozaram do lugar que nós todos desejávamos que elas tivessem.
Dum lado, pela dialéctica própria da existência humana, onde a negação contínua e a superação constante são uma realidade, doutro lado pela idealidade própria aosprincípios cívicos e morais que podem ser compreendidos como sendo da dimensão da Ideia.
Eles não são factos ou realidades adquiridas, mas sim ideais a alcançar, finalmente, e ligados aos argumentos precedentes, a moral e a cívica nem sempre foram realizadas pelo facto da própria contingência humana.
Somos seres contingentes, e por isso finitos e imperfeitos. Assim, nós erramos. O nosso conflito armado, eas suas consequências, são prova da nossa imperfeição no exercício da cívica e da moral.
Portanto, quando falamos da recuperação dos valores morais e cívicos, estamos a falar duma realidade que nos toca enquanto angolanos aqui e agora.

Resgate dos Valores Morais e Cívicos

INTRODUÇÃO

Gostaria de recorrer ao método histórico para buscar a origem, a etimologia, das palavras-chave da nossacomunicação, ou seja, não se pode salientar de resgate dos valores morais e cívico sem antes fazer a distinção dos elementos que constituem o tema acima mencionado que são: valor, moral, cívica e educação.

Valor:

A palavra valor vem do latim Valere, que significa “ser forte.” Assim, o termo valor pode ser compreendido como a qualidade e importância que nós projectamos e reconhecemos narealidade uma vez definidos, os valores justificam as nossas escolhas e acções.
As dimensões valorativas são várias: Podemos falar de valores éticos, que têm a ver com a nossa conduta, como por exemplo a honestidade; temos valores religiosos, relacionados com a ligação do homem como o Outro (o transcendente), por exemplo, a santidade; valores estéticos, como a simetria. Neste sentido, a educaçãosurge para harmonizar a diversidade de valores. A educação constitui-se como um factor chave na organização, transmissão e recuperação de valores.

Moral:
A palavra moral também tem origem latina, “mor, mores.” Este termo significava para os latinos costume, carácter ou forma habitual de agir. Assim, a moral pode ser compreendida como as regras da conduta humana que radicam da sua capacidade eresponsabilidade em distinguir o bem do mal.

Cívica:
A palavra cívica também vem do latim Civitas que significa cidadania romana. Daí que o objecto da cívica seja a cidadania. Com efeito, quando os latinos diziam cives, queriam dizer cidadãos, que eram distintos dos estrangeiros (que eles chamavam de peregrini).
Nestes termos, o objecto da educação cívica pode ser compreendido como sendo acidadania, que quer dizer a participação na cidade.

Educação:

O grande consenso quanto a origem do termo educação é de que ele deriva do latim. No entanto, dali para frente, o consenso e unanimidade não é tão evidente. Com efeito, há autores que derivam o termo educação do verbo latino “educare” que significa criar ou alimentar



DESENVOLVIMENTO
O papel da educação em relação aosvalores morais e cívicos é anterior ao de resgate. A educação tem um papel basilar. A educação, enquanto processo humanizante e socializante, desperta o homem para os valores morais e cívicos.
É a mesma educação que é chamada a entrar em acção quando os valores morais e cívicos são julgados perdidos.
Neste âmbito, o processo de educação aparece como o recuperador de valores perdidos.
Existem 4...
tracking img