Patrimonio vivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Patrimônio Vivo

Se entende por Patrimônio Vivo Pernambucano, conforme a Lei criada para regulamentá-lo.
A lei do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV-PE), Lei nº 12.196, foi aprovada durante o governo de Jarbas Vasconcelos em maio de 2002. A já mencionada Lei é de autoria de Raul Henry, o então secretário de Educação e Cultura à época. De acordo com a referida Lei, o Estado,poderá registrar como Patrimônio Vivo Pernambucano pessoas físicas ou jurídicas que possuam conhecimentos ou técnicas necessárias para a produção e preservação da cultura popular ou tradicional de comunidades pernambucanas.
O Registro de Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco – RPV é realizado a partir
de indicações, onde esses produtores e disseminadores da cultura popular precisam preencheralguns requisitos mínimos para poderem beneficiar-se da Lei. O critério para ser concedido o título de Patrimônio Vivo a pessoas naturais ou grupo de pessoas, de personalidade jurídica ou não, é que as mesmas sejam detentoras de conhecimentos ou técnicas necessárias para a produção e para a preservação da cultura popular pernambucana. Além disso, as pessoas, ou grupos de pessoas devem estar emplena
atividade em prol desta cultura popular, tendo desenvolvido essas atividades por pelo menos 20 anos, além de ser residente no Estado de Pernambuco por pelo menos igual período, deste modo, esta Lei não permite o registro póstumo de mestres da cultura popular. É relevante acrescentar que para ser registrados como patrimônio vivo a pessoa ou grupo de pessoas devem estar aptos a transmitiremesses conhecimentos e/ou técnicas populares. A contrapartida e os benefícios dados pelo Estado através dessa Lei é que a pessoa ou grupo beneficiado adquire o direito de utilizar o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco e ainda recebe um valor de ajuda de custo mensal. Em contrapartida, o Patrimônio Vivo faz a cessão, ao Estado, da utilização dos conhecimentos e técnicas produzidas, para fins dedivulgação, sem fins comerciais e lucrativos este também deve ficar à disponibilidade para programas que possam vir a ser realizados pela Secretaria de Cultura de Pernambuco, a fim de divulgar e repassar as técnicas e/ou conhecimentos para aprendizes. A partir daí, atenta-se que através dos trabalhos e da produção cultural dessas pessoas e grupos, parte da cultura popular pernambucana é preservada edisseminada, o que torna essas pessoas e grupos verdadeiros ativistas folkcomunicacionais. Em contrapartida temos também que a partir desse reconhecimento dessa visibilidade, esses atores sociais e grupos artísticos extrapolam os limites de suas comunidades, tornando-se um elemento midiático através de suas inserções nas pautas jornalísticas, seja por meio impresso, eletrônico ou digital. Nessesentido, identificamos o patrimônio vivo como produtores da chamada folkcomunicação e deste modo podemos configurá-los como ativistas midiáticos.
As apropriações midiáticas do Patrimônio Vivo pernambucano As mensagens midiáticas, em especial as televisivas, são elementos importantes para informar, divulgar, divertir e até mesmo educar os telespectadores. Dentro das pautas midiáticas muitas vezessão inseridas temáticas que abordam a cultura popular pernambucana, é nesse momento que, algumas vezes este meio se apropria da produção cultural e até mesmo da vivência daqueles reconhecidos como Patrimônio Vivo de Pernambuco. Utilizando esses ícones como protagonistas ou elementos figurativos dentro de suas programações, o que também contribui para a disseminação da identidade cultural popularpernambucana, além de favorecer a visibilidade dos produtores deste tipo de cultura.
Entender como se dá a mediação entre esses atores sociais, produtores desse tipo de cultura – nesse caso os considerados Patrimônio Vivo de Pernambuco – e a mídia, permite a compreensão da inserção da cultura popular nos meios de comunicação de massa e ainda possibilita verificar como esses ativistas...
tracking img