Patologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VESTIBULOPATIAS CENTRAIS
Os distúrbios do equilíbrio resultam de afecções nos trajetos vestibulares (centrais ou periféricos), cerebelares, proprioceptivos e diversas vias de integração destes com o restante do sistema nervoso central. Em nossa prática profissional, estaremos nos deparando com estas afecções na queixa de tontura. O que representa um grande percentual de nosso empenhoprofissional e, imergindo neste tema, cerca de 10% das causas de tontura.

I.Introdução:

VERTIGEM Podemos tomar por vertigem, ilusões de movimento do corpo ou do ambiente. Muitos autores associam à vertigem um caráter rotatório, diferenciando assim de tontura. Mais de 60 condições diferentes podem resultar nesta queixa, que é a 3a. mais freqüente em pacientes ambulatoriais nos EUA. O sistema vestibular,o sistema nervoso (central ou periférico), o estado emocional, os olhos, o coração, o sistema respiratório, os rins, o estado hematológico e as articulações podem contribuir para o surgimento de tontura. No entanto, quando a queixa do paciente é de vertigem, o diagnóstico envolve patologias do sistema vestibular (canais semicirculares ou utrículo), nervos vestibulares ou estruturas centrais. Nascausas centrais, a vertigem é um sintoma muito comum, o paciente geralmente não assume a postura ereta e possui outros sintomas concomitantes que sugerem uma causa central. O problema ocorre quando o paciente apresenta apenas a vertigem como único sintoma, pois normalmente é associada a labirintopatias, não se investigando causas centrais para tal sintomatologia. Há trabalhos mostrando incidênciasde quase 5% de vestibulopatias centrais de causa vascular e até 11% de vestibulopatias centrais diversas que cursaram apenas com vertigem. ATAXIA A ataxia, alteração de equilíbrio , é caracterizada por falta de coordenação motora , que não tem origem no sistema músculo-esquelético, nas vias nervosas relacionadas à sua atividade ou distúrbios psiquiátricos. Pela complexidade de sistemas queenvolve, apresenta-se dividida em: I) Ataxia Vestibular A ataxia vestibular resulta das mesmas lesões (centrais e periféricas) que causam a vertigem. Quadro clínico: O nistagmo está presente, sendo tipicamente unilateral, e pronunciado ao se olhar para o lado contralateral do envolvimento vestibular. Não ocorre disartria. A falta de coordenação dos membros é aparente quando o paciente tenta ficar de péou caminhar. II) Ataxia Cerebelar A ataxia cerebelar é produzida por lesões do próprio cerebelo ou suas conexões nos pedúnculos cerebelares, ponte ou núcleo rubro. Quadro clínico: É comumente associada com hipotonia, que resulta na manutenção defeituosa da postura; falta de coordenação dos movimentos voluntários (tremor intencional, dismetria terminal, decomposição do movimento). Em razão doimportante papel do cerebelo no controle dos movimentos oculares, as anormalidades deste são uma conseqüência freqüente da doença cerebelar, incluindo nistagmo e oscilações oculares relacionadas, paresias, além de movimentos sacádicos e de busca defeituosos. III) Ataxia Sensitiva A ataxia sensitiva resulta das perturbações que afetam a via proprioceptiva nos nervos sensitivos periféricos, raízessensoriais, cordões posteriores da medula ou lemniscos laterais. As lesões talâmicas e dos lobos parietais são causas raras de hemiataxia sensitiva contra-lateral.

II. Definições:

Quadro clínico: Alterações da marcha e da movimentação dos membros inferiores de modo simétrico. Os membros superiores estão envolvidos em um menor grau ou são inteiramente poupados. Vertigem, nistagmo e disartria estãocaracteristicamente ausentes. IV) Ataxia Frontal: Esta, resulta de lesão no lobo frontal. Reflete uma falta de integração entre o córtex cerebral, os gânglios da base e o cerebelo. O paciente traz comprometimento da coordenação manifestada por um perseveração, que é dificuldade para passar de um movimento para outro. Além disto, perda em movimentos axiais complexos (aprendidos durante a vida)...
tracking img