Patologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACESA
Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires
















PATOLOGIA


























Valparaiso-Go/Novembro-2011

FACESA
Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires




















HIPERCOLESTEROLEMIA


























FACESA
Faculdade de Ciências e Educação SenaAires






































HIPERCOLESTEROLEMIA



A hipercolesterolemia é a presença de nível alto de colesterol no sangue. Ela não é uma doença, mas sim uma desarrumação metabólica que pode ser conseqüência de muitas enfermidades e ao mesmo tempo contribuir para várias doenças, especialmente as cardiovasculares, ou seja, colesteroltotal acima de 240mg/dL e/ou LDL - colesterol acima de 160mg/dL. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, dois em cada 10 brasileiros com mais de 45 anos têm taxas elevadas de colesterol no sangue.
Pode ser classificada de acordo com a sua etiologia:
- Primária: relacionada a alterações genéticas e ambientais.
- Secundária: associada a outras doenças ou uso demedicamentos.
Normalmente, está associada ao excesso de peso, ao sedentarismo, à alta ingestão de alimentos ricos em gorduras e à baixa ingestão de fibras devido a uma alimentação inadequada, caracterizando um problema de ordem ambiental. Entretanto, qualquer pessoa pode ter o colesterol elevado mesmo que seja uma pessoa ativa, magra, criança ou jovem. Nesses casos, é necessáriorealizar avaliação específica para descobrir a causa. A grande questão dessa doença é que ela é silenciosa e apresenta manifestação em estágios mais avançados, sendo uma das principais causas de doenças cardiovasculares.
Assim, o colesterol elevado pode originar doenças como:
- Aterosclerose: formação de uma placa resultante dos depósitos de colesterol na parede das artérias.
-Angina de peito: devido a uma obstrução das artérias que transportam o sangue para o coração.
- Ataque cardíaco ou infarto agudo do miocárdio: devido a um bloqueio na artéria coronária.
- Acidente vascular cerebral ou AVC: devido a um bloqueio ou ruptura de um vaso sanguíneo que transporta o sangue para o cérebro.
Colesterol é uma substância que o corpo necessita para produzircélulas novas e alguns hormônios. Nosso corpo é capaz de produzir o colesterol diariamente. Além disso, nosso colesterol está presente em vários alimentos de origem animal, porque os vegetais não contém colesterol. O colesterol é transportado no sangue sob 2 formas, o LDL e o HDL. O equilíbrio entre os dois tipos de colesterol é muito importante para a proteção dos vasos sanguíneos. As diferençasentre eles são:
- LDL (lipoproteína de baixa densidade): é considerada a parte "ruim" do colesterol, pois se deposita nos vasos sanguíneos, podendo acumular nas artérias e provocar a sua obstrução, caracterizando a doença chamada arterosclerose, responsável pelo infarto e pelo derrame cerebral (AVC).
- HDL (lipoproteína de alta densidade): é considerada a parte "boa" do colesterol;tem a função de conduzir o colesterol ruim para fora das artérias, impedindo seu depósito nos vasos sanguíneos.
Todos os alimentos que contém gordura, possuem uma mistura de gordura saturada, monoinsaturada e poliinsatura, porém em quantidades diferentes.
• Gorduras saturadas:
Podem elevar os níveis de colesterol no sangue,
Encontradas em produtos de origemanimal e alguns óleos vegetais (cacau, amêndoas e coco). São usualmente sólidas a temperatura ambiente.
• Gorduras poliinsaturadas:
Podem ajudar a diminuir o colesterol no sangue;
São líquidas a temperatura ambiente e encontradas principalmente em alimentos de origem vegetal ( óleos de soja, milho e girassol).
• Gorduras monoiinsaturadas:
Podem diminuir...
tracking img