Desenvolvimento da linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM;
SUAS PRINCIPAIS FASES

No processo de evolução em direção à linguagem oral podemos identificar três fatores que definitivamente concorrem para sua efetivação: a rapidez com que as ligações entre os acontecimentos são feitas; o pensamento que se apoia em extensões espaços-temporais cada vez mais amplas e se liberta do imediato: a simultaneidade dasrepresentações, que vem em decorrência dos fatores anteriores.
O ponto de partida desse processo esta em produções sonoras realizadas pelo bebe, no inicio feitas ao acaso, mas que passam por um período posterior de repetições e exercícios. A imitação possui um papel importante nessa fase. Através de auto-imitação o bebe tende a reproduzir os sons que acaba de emitir; pela hetero-imitação acaba por seestabelecer um” dialogo” onde cada um imita o outro. “A criança tenta imitar os sons que o adulto produz quando esta falando com ela; por sua vez o adulto exerce um reforço positivo quando a criança emite sons” (Aimard, 1986, p. 40). Essa é a fase do balbucio, pela qual a criança passa durante o primeiro ano de vida, às vezes se estendendo um pouco mais.
A compreensão do bebe estará voltada, primeiramente,às entonações passando a entender, então, a situação, o desenvolvimento concreto de uma cena familiar. Evolui no sentido da compreensão de “palavras”, aquelas mais repetidas na vida cotidiana e que são o foco de seu interesse, tanto para ações quanto para a designação de objetos. Mais tarde é que perceberá o significado dos atributos.
As primeiras palavras emitidas surgem a partir da repetiçãode uma mesma sílaba e nessa fase o fator interação tem importância preponderante. ´
É muitas vezes por intermédio da intervenção do adulto que a emissão de silabas repetida torna-se palavra: ele ressalta a emissão da criança e a carrega de conteúdo emocional. Assim, “ma mama”, emitido ao acaso, ainda como exercício, acaba por designar a mãe, após várias aproximações do significado dado peloadulto, em um determinado momento posterior, quando a criança a vê se aproximar.
Com a atribuição de significado a criança utilizará durante certo tempo palavras para se referir a objetos, eventos situações. São aslófrases, próximas ou distantes dos signos convencionais, foneticamente falando, que assumem a função de uma frase inteira. É pela entonação, mímica, gesto que a criança tenta emitir seuenunciado mais explicita. “““ “““ Por exemplo, (Ada) (água) pode traduzir “eu estou com sede, quero água”, põe água na banheira da boneca”, caiu água em mim, estou molhado”. Todos os meios não-linguisticos de comunicação vêm em socorro da linguagem que não esta ainda organizada de maneira suficiente para traduzir exatamente os desejos e necessidades da criança.Com dezoito ou vinte meses já deveriamestar em uso emissões que combinam duas ou às vezes mais palavras. Trata-se , ainda, de uma produção simplesmente mais longa que traz algo novo para a criança: a relação presente entre os vocábulos empregados.
A criança começa a se comunicar intencionalmente servindo-se de gestos (o mostrar, o dar) e vocalizações, o que ocorre durante o quinto estágio do período sensório-motor. Quando a linguagemcomeça a emergir, através de palavras e das primeiras frases, a comunicação gestual continua ativa, acompanhando as emissões orai. É importante ressaltar que as primeiras associações que a criança faz com símbolos e significados estão presentes no gesto e no jogo antes mesmo do surgimento das primeiras palavras.
Estudos pscoilinguística apontam a grande importância da fase sensório-motora para odesenvolvimento dos esquemas verbais e da própria linguagem oral. Esse período é considerado o constituinte de uma preparação para a aquisição das primeiras palavras: permite a elaboração das noções de agente, de ação, de paciente e da própria permanência do objeto. Em outras palavras, permite a construção interna da linguagem. Assim , durante o primeiro ano de vida que o bebê fará a primeira...
tracking img