Patologia das alvenarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PATOLOGIA DAS ALVENARIAS

Sumário

* Introdução ............................................................................. 3
* Patologia das Alvenarias....................................................... 4
* Possíveis Patologias ............................................................. 5
* Causas dasPatologias........................................................... 6
* Soluções para possíveis Patologias .......................................8
* Conclusão .............................................................................. 9
* Referências............................................................................10

Introdução

Este relatório tem como principal objetivo exibir as principais Patologias das Alvenarias:

*Alvenarias

A importância histórica da alvenaria, deve-se sobretudo ao fato de ser o principal material estrutural responsável pela habitabilidade dos abrigos construídos pelo homem e de ser a principal estrutura dos edifícios ao longo de 4000 anos de civilização. Desde o passado que a construção de abrigos permanentes para os humanos, evoluindo progressivamente até aos edifícios de hoje em dia,anda na maior parte das civilizações interligada sobretudo à alvenaria.

* Definição de alvenaria

Apresentam-se várias definições sobre este tema:

* As alvenarias são elementos discretos construídos de pedras ou blocos, naturais ou artificiais, ligadas entre si de modo estável pela combinação de juntas e interposição de argamassa ou somente por um desses meios;
* Alvenaria é otermo que designa as paredes executadas com pedra, tijolo ou blocos de cimento e que, travados em sobreposição por meio de argamassas, servem para a execução de edifícios.
* Alvenaria é o sistema construtivo de paredes e muros, ou obras semelhantes,executadas com pedras naturais, tijolos ou blocos unidos entre si com ou sem argamassa de ligação, em fiadas horizontais ou em camadasparecidas, que se repetem sobrepondo-se umas sobre as outras, formando um conjunto rígido e coeso.
* Alvenaria é o conjunto de materiais pétreos, naturais ou artificiais, unidos entre si por meio de uma argamassa.

Patologia das alvenarias
Em função da grande procura de soluções sobre o tema justifica-se estudar o comportamento das alvenarias estruturais e de vedação , os mecanismos que levam aosurgimento de patologias. Permitir o diagnóstico das mesmas e a aplicação de medidas preventivas, baseado
em conhecimentos científicos e suas respectivas soluções para tratamento.
Pretende –se aqui, identificar e distinguir as patologias inerentes ao comportamento estrutural (aspectos relacionados com concepção e construção) e patologias inerentes ao comportamento da alvenaria como material,patologias oriunda da interação bloco - argamassa , com ênfase na no mecanismo de formação de fissuras de origem térmica .
Recorda-se que as variações térmicas provocam a dilatação das paredes dos elementos construtivos e dos diversos materiais que os compõem, gerando tensões significativas , não só nas ligações entre os elementos construtivos, como também em relação as peças de concreto armado eas argamassas , que apresentam o dobro da dilatação térmica linear do elemento bloco.
Deste modo, optou-se por restringir essa apresentação ao domínio da fissuração causadas por movimentação térmicas, higroscópica, por atuação de sobrecargas, deformações geradas por estruturas de concreto, recalques de fundação e fissuras causadas por retração de produtos cimentícios.



possíveispatologias

As patologias mais freqüentes relacionam-se com a umidade que pode ser proveniente:

a) Do solo (eflorescências junto ao chão);

b) Por infiltração (manchas de água);

c) Por condensação (fungos ou bolores);

d) Também é freqüente em alvenarias verificar-se o aparecimento de fissuras. Estas podem ter diversas designações em função da sua abertura, podendo identificar-se...
tracking img