Pathwork

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I M A G E N S – resumo – Palestra 038


É importante perceber que cada personalidade, no curso da vida, geralmente na mais tenra infância, forma certas impressões devido a fatores e influências do ambiente ou a súbitas experiências inesperadas. Estas impressões ou atitudes são, geralmente, conclusões formadas pela personalidade. A pessoa vê e experimenta algo infeliz, uma das inevitáveis durezasda vida e, então, generaliza devido a esses acontecimentos formando, assim, certas idéias preconcebidas. Não são, totalmente desprovidas de algum tipo de lógica, uma lógica própria, de um tipo limitado e errôneo. E, à medida que os anos vão passando, estas conclusões e atitudes afundam cada vez mais no inconsciente, moldando, até certo ponto, a vida da pessoa em questão.

 




Chamamos talconclusão de imagem, pois nós, espíritos, vemos o processo global do pensamento como uma forma espiritual - ou uma imagem.
Pensamentos, sentimentos e atitudes que estão desconectados com uma imagem fluem harmoniosamente com estas forças e correntes divinas adaptando-se espontaneamente, à necessidade imediata e mudando de acordo com a necessidade do momento e da situação. Mas as formas pensamento esentimento que emanam das imagens errôneas são estáticas e congestionadas. Não fluem de acordo com as circunstâncias e criam desordens. As correntes puras que fluem através da alma humana ficam perturbadas e distorcidas. Estabelece-se um curto circuito. À medida que a personalidade se desenvolve, o conhecimento intelectual contradiz o "conhecimento" emocional, por isso a pessoa reprime oconhecimento emocional até que ele desapareça da visão consciente. Quanto mais se esconde o conhecimento emocional, mais potente ele se torna. Como se pode ter certeza que tal imagem existe em nós ? Em primeiro lugar, sabe-se que não é possível superar certas faltas, não importa o quanto se queira ou o quanto se saiba que elas são errôneas e indesejáveis. Esta é uma indicação de tal imagem. Já mencionei,algumas vezes, o fato de que as pessoas às vezes amam algumas das suas faltas. Como e porquê as amariam? Pela simples razão de que, de acordo com essa imagem, certas faltas se revelam como uma medida de defesa ou uma capa protetora.





 

I M A G E N S – resumo – Palestra 038
    O ÚNICO REMÉDIO É TENTAR DESCOBRIR QUAL É A IMAGEM, EM QUE BASE ELA FOI FORMADA E QUAIS FORAM AS CONCLUSÕESERRADAS. Como eu disse, a única solução é fazer com que estas imagens se tornem conscientes. Eu posso lhes dar alguns conselhos e pistas para começarem, mas não conseguirão resolver por si mesmos. Necessitarão de ajuda. Para fazer isto, será necessária, entre outras coisas, a humildade. Todos nós sabemos o quanto a humildade é importante para o desenvolvimento espiritual. Bem, como poderãoencontrar as suas imagens pessoais? Farão isso não trabalhando sobre os sintomas, quaisquer que sejam, mas trabalhando com os sintomas. Estes sintomas são a sua incapacidade de superar certas faltas e atitudes, a sua falta de controle sobre alguns acontecimentos na sua vida que emergem regularmente e que criam um padrão, os seus medos e resistências em ocasiões específicas, para enumerar apenas algumas.Quanto mais tentarem eliminar os sintomas sem terem compreendido suas raízes e origem, mais ficarão exaustos com um esforço inútil. Os sintomas são apenas uma parte do preço que vão pagar pelas conclusões internas errôneas e ignorantes. Na meditação, numa auto-pesquisa séria, no checar das reações emocionais passadas e presentes e, com a ajuda da oração, vocês encontrarão, após uma busca longa eárdua, o denominador comum. É o orgulho. A vontade do ego que lhes diz "Eu não quero o risco da vida, eu não quero a dor da vida; conseqüentemente, eu atraio esta conclusão que parece, para mim, ser a salvaguarda contra isto". Somente quando começarem a encarar as suas conclusões errôneas e seus medos e estiverem prontos para acatar a vida como ela é, é que serão capazes de curar a sua alma. Só...
tracking img