Nis nfs samba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Grace Ane Nunes de Lima
Isabela Príscila Leal Lopes
João Marcos Ferreira dos Santos
Nívia Maria Pereira de Araujo

Administração de Redes II

30/05/2012 – Palmeira dos Índios/AL
Grace Ane Nunes de Lima
Isabela Príscila Leal Lopes
João Marcos Ferreira dos Santos
Nívia Maria Pereira de Araujo


NIS, SAMBA, NFS

Trabalho apresentado a disciplina: Administração de Redes II, paraobtenção de notas no terceiro módulo do curso técnico de Redes de Computadores, sob orientação do professor Jean .

30/05/2012 – Palmeira dos Índios/AL
SERVIÇOS DE REDE

NIS

O NIS (Network Information Service) é um serviço desenvolvido pela SUN com a finalidade de disseminar informações de uma rede. Informações estas como os grupos de usuários, usuários, hosts e etc. 
No inicio o NIS eraconhecido com YP (yellow page), daí sempre as inicias YP antes dos principais serviços do NIS (Ex.: ypbird, ypcap), porém por um problema de patente e marca com a British Telecom, o nome acabou mudando. 
O uso do NIS é muito importante em redes com a qual tem se um ambiente com várias máquinas. Isso é importante para assegurar aos usuários acessos a estas maquinas de uma forma uniforme, ou seja,garantir os mesmos níveis de acesso em todas as máquinas. 
O Network Information Service , é um cliente-servidor de serviço de diretório protocolo para distribuir dados de configuração do sistema como usuário e nomes de host entre computadores em uma rede de computadores . Sun Microsystems desenvolveu o NIS, a tecnologia é licença para praticamente todos os outros Unix fornecedores.
Porque BritishTelecom PLC propriedade o nome de " Páginas Amarelas "como uma marca registrada da marca no Reino Unido por seu papel de base, comercial lista telefónica , a Sun mudou o nome do seu sistema para NIS, embora todos os comandos e funções ainda começar com "yp".
Um sistema NIS / YP mantém e distribui um diretório central de informações do usuário e grupo, nomes de hosts, aliases de email e outrastabelas baseadas em textos de informação em uma rede de computadores. Por exemplo, em um comum UNIX ambiente, a lista de usuários para identificação é colocado em / etc / passwd , e secretos de autenticação hashes em / etc / shadow . NIS acrescenta uma outra lista de usuários "global" que é usado para identificar os usuários, em qualquer cliente do domínio NIS.
Os administradores têm a capacidade deconfigurar o NIS para servir dados de senha para os processos de fora para autenticar os usuários usando várias versões do Unix crypt (3) algoritmos de hash. No entanto, em tais casos, qualquer cliente NIS pode recuperar o banco de dados de senha inteiro para inspeção offline. Kerberos foi projetado para lidar com a autenticação de uma maneira mais segura.

Existem três principais tipos de NIS:* NIS2 - É a versão original, ainda conhecida como Yellow Page.
* NISY - É uma versão com vários aplicativos de configuração.
* NY3 - É uma revisão do NIS, usos de nomes hierárquicos e tables ao invés de mapas.

Existem dois tipos de servidores NIS:
* Servidor master - O servidor master mantém os dados atualizados na rede e repassa aos clientes através de mapeamento slave erequisições dos clientes.
* Servidor slave - O servidor slave mantém uma base de dados transferidos de um servidor master, este serviço é geralmente usado com redes mistas ou segmentado com vários hosts, pois mantém um tráfego menor de rede.

As principais ferramentas de configuração de clientes:
* ypdomainname - Mostra o domínio do cliente NIS.
* ypbind - Mostra o servidor de domínioNIS.
* ypmake - Cria um mapeamento entre o cliente e o servidor NIS.
* ypset - Relaciona um cliente NIS ao um servidor.
* ypcat - Mostra a base de dados do servidor NIS.
* ypwhich - Mostra o nome da máquina do servidor NIS.
* yppoll - Mostra a versão do servidor NIS.
* ypmatch - Faz uma procurar na base de dados do NIS.
* yppasswd - Muda a senha do usuário na base de...
tracking img