Paste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 141 (35020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
0

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UnC CURSO DE HISTÓRIA

MARCIO HENRIQUE RIBEIRO DA SILVA COELHO

ESTAÇÃO FERROVIARIA RIO CAÇADOR

CAÇADOR 2007

1

MARCIO HENRIQUE RIBEIRO DA SILVA COELHO

ESTAÇÃO FERROVIARIA RIO CAÇADOR

Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharelado e licenciatura no Curso de História da Universidade do Contestado – UnC campus de Caçador, sob aorientação do Prof. Dr. Mario Brinhosa.

CAÇADOR 2007

2

ESTAÇÃO FERROVIARIA RIO CAÇADOR

MARCIO HENRIQUE RIBEIRO DA SILVA COELHO

Este trabalho de conclusão de curso foi submetido ao processo de avaliação pela Banca Examinadora para a obtenção do Título (Grau) de:

Licenciatura e Bacharelado em História

E aprovada na sua versão final em 23 de novembro de 2007 atendendo às normas da legislaçãovigente da Universidade do Contestado e Coordenação do Curso de História.

_______________________________ Sônia Gonçalves Coordenadora do Curso de História

BANCA EXAMINADORA:

__________________________________ Professor Dr. Mario Brinhosa – Orientador

__________________________________ Professor Ms. Delmir José Valentini

__________________________________ Professor (a) Ms. Sônia Gonçalves 3

Este trabalho é dedicado a minha querida esposa Elisangela Cristina Kviatkovski e a minha mãe Ivone Ribeiro da Silva Coelho.

4

AGRADECIMENTOS

Este trabalho fruto de pesquisa não teria a sua conclusão possível sem a ajuda de diversas pessoas que direta ou indiretamente, participaram do processo de realização deste trabalho e a estes agradeço a todos sem exceção. A minha esposa, aos meusqueridos amigos e colegas de trabalho da Secretaria Municipal de Educação, Adalberto, Airton, Idianara, Noeli e Lauro. Agradeço também a grande contribuição prestada a este trabalho feita pelo Prof. Dr. Mario Brinhosa, pelo apoio e pelo material bibliográfico cedido para as pesquisas. Ao Prof. Ms. Delmir José Valentini também pelo empréstimo de material bibliográfico fundamentais para o desenvolvimentodo respectivo trabalho. Ao Sr. Joeli Laba ferroviário aposentado pela paciência demonstrada em ceder um pouco de seu tempo para relatar fatos referentes a ferrovia e a estação Caçador e pelo ótimo material fornecido fundamental para a conclusão deste trabalho. Ao Prof. Nelcir Antônio Tesser, responsável pelo arquivo histórico pelo fácil acesso aos documentos essenciais para o progresso dapesquisa. Aos meus colegas de curso pela fantástica convivência nestes anos de curso em especifico ao colega Juliano Rossi pelas grandes discussões históricas e filosóficas durante o curso. A professora Ms. Sônia Gonçalves pela força em me ajudar a chegar ao fim do curso, arrumando as minhas aulas etc.

5

Tudo o que é sólido – das roupas sobre os nossos corpos aos teares e fábricas que as tecem, aoshomens e mulheres que operam as máquinas, às casas e aos bairros onde vivem os trabalhadores, às firmas e corporações que os exploram, às vilas e cidades, regiões inteiras e até mesmo as nações que as envolvem – tudo isso é feito para ser desfeito amanhã, despedaçado ou esfarrapado, pulverizado ou dissolvido, a fim de que possa ser reciclado ou substituído na semana seguinte e todo processo possaseguir adiante, sempre adiante, talvez para sempre, sob formas cada vez mais lucrativas. Autor: Marshall Berman

6

RESUMO

O presente trabalho analisa o lugar da ferrovia e da estação ferroviária Caçador na memória e História da região Oeste Catarinense. Analisa-se o processo de transformação do sertão em espaços da civilização ocidental, a vinda de colonos a mercantilização da terra e aexploração das riquezas naturais. Se busca verificar os impactos sofridos na sociedade local, e de que forma a estrada de ferro, a estação foram relevantes para o processo civilizatório no em torno da Estação Rio Caçador.E tratado dos primórdios da ferrovias, o contexto ideológico do seu uso, no mundo, no Brasil, e na região Oeste de Santa Catarina. Dedica-se uma análise sobre as questões sobre a posse...
tracking img