Pasta de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIFICULDADES DE APRENDIZADO DENTRO DA SALA DE AULA: EM FOCO OS TRANSTORNOS DE HIPERATIVIDADE E DEFICIT DE ATENÇÃO




RESUMO

Este trabalho tem por objetivo caracterizar quais são as causas e os sintomas da hiperatividade e déficit de atenção (TDAH), bem como seu tratamento. Relatando os problemas causados e sofridos pelo hiperativo no relacionamento familiar, na escola e noconvívio social, e também a importância da pratica pedagógica no auxilio do tratamento desta doença. A falta de informação dos pais e professores a cerca do assunto, foi também um dos objetivos deste estudo. A criança necessita de acompanhamento medico, onde o uso de medicamentos aliados a um tratamento psicológico pode amenizar a doença. Atualmente muitas pesquisas estão sendo elaboradas visando umamelhoria de vida para os portadores de TDAH e a tendência é cada vez mais se avançar nesta área, ultrapassando barreiras, tornando a vida dessas pessoas e familiares mais agradáveis e ter a certeza de que todos tem direito à felicidade e ao amor.


Palavras-chave: TDAH – criança – professor – escola – aprendizado.





INTRODUÇÃO
Torna-se cada vez maior a preocupação dos pais emacertar na educação dos filhos. Muitas vezes aqueles se perguntam onde foi que erraram para que o filho tivesse a dificuldade que hoje tem. Muito se tem falado sobre as dificuldades de aprendizagem que as crianças enfrentam na escola, os motivos que levam as mesmas a fracassarem e o papel fundamental da família. Mas e a escola? O que ela pode fazer para ajudar seus alunos? O professor, acoordenação pedagógica e outros membros da equipe da escola? A escola deve ser um lugar onde as crianças sintam vontade de ir, que peçam aos pais para levarem e acima de tudo, um lugar que possibilite o conhecimento, a aprendizagem. Por que então a escola, com tantas obrigações com seus alunos é uma das causas das dificuldades de aprendizagem?
Alguns dos principais fatores etiológico-sociais queinterferem na
Este estudo sobre Hiperatividade e déficit de atenção compreende em estudar o comportamento hiperativo de crianças diagnosticadas ou com suspeita de TDAH, sua trajetória desde a idade pré-escolar, até a fase atual.
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma síndrome que muito se fala, mas pouco se conhece devido à dificuldade de diagnostico.
Há umadiferença grande entre crianças mal educadas e crianças hiperativas. Crianças com dificuldade de aprendizagem e crianças com déficit de atenção. Mas como a escola e professores devem proceder com relação a família para ir atrás de um diagnostico feito por um médico especialista.
Crianças hiperativas costumam sofrer com problemas no relacionamento familiar, na escola e no convívio social de modogeral, o tratamento medicamentoso e psicológico, adicionado de muita dose de afeto, paciência e tolerância é capaz de moderar o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH.
Dentro de sala de aula, a criança com déficit de atenção e hiperatividade, exige uma atenção especial por parte do docente. Este deve estar bem preparado para saber contornar o problema, como por exemplo,posicionar este aluno na sala e como proceder nas tarefas e no relacionamento com o próximo, sendo o professor um mediador entre o portador de TDAH e os demais alunos.
O professor não deve nunca agir sozinho, há uma necessidade de um acompanhamento médico e psicológico e uma ação pedagógica voltada para as necessidades pessoais dos alunos.
É preciso entender que o TDAH é realmente umadoença; e há necessidade de conhecê-la, ignorar o problema e deixar que com o tempo o problema diminua não é uma maneira correta de se proceder. Os pais junto ao aluno com TDAH devem procurar ajuda profissional e especializado em TDAH, pois só o mesmo é capaz de elaborar um diagnóstico a fim de orientar o trabalho na escola, na postura dos pais e nas relações sociais do aluno, não deixando que...
tracking img