Pasta de estagio sst

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NRR - NORMAS REGULAMENTADORAS RURAIS

Em decorrência da empresa Mineração João Vaz Sobrinho e a empresa Plácido Ribeiro Vaz Rural possuírem o mesmo diretor, os vínculos de contato com o Departamento de Segurança do Trabalho são constantes, local, onde todos os trabalhadores rurais contratados participam da Integração de Segurança Rural, freqüentando este setor, também, os que já estãocontratados e necessitam da substituição de algum EPI, ficando sob nossa responsabilidade, as fichas de controle de entrega de EPI dos funcionários das fazendas.

NRR-01 – DISPOSIÇÕES GERAIS

Esta Norma Regulamentadora estabelece aos empregadores e empregados o cumprimento das obrigações que lhes são atribuídas.
A Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho – SSMT – é o órgão deâmbito nacional competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e higiene do trabalho rural.
A fiscalização do cumprimento das NRR compete às Delegacias Regionais do Trabalho.


NRR-02 – SERVIÇO ESPECIALIZADO EM PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO RURAL – SEPATR

Esta Norma Regulamentadora estabelece os procedimentos a seremdotados pelas empresas para a composição do Serviço Especializado em Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural – SEPATR.
A composição da SEPATR é determinada com base nos quadros existentes nesta Norma Regulamentadora.
Em função do número de funcionários ser menor que 100 (cem) trabalhadores, a empresa fica desobrigada a manter organizado o SEPATR.


NRR-03 – COMISSÃO INTERNA DEPREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO RURAL – CIPATR

Esta Norma Regulamentadora estabelece os procedimentos a serem dotados pelas empresas para a composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural – CIPATR.
A CIPATR será dimensionada de acordo com o quadro constante nesta Norma Regulamentadora.
Em decorrência da empresa não manter média de 20 ou mais trabalhadoresem um mesmo estabelecimento, fica desobrigado a organizar e manter em funcionamento a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural – CIPATR.








NRR-04 – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI


É considerado EPI, todo dispositivo de uso individual destinado a preservar a integridade física do trabalhador.
A empresa fornece gratuitamente osequipamentos de proteção individual - EPI adequado ao risco, orienta e treina o trabalhador sobre o uso adequado, sobre sua guarda e conservação, e substitui imediatamente, quando danificado ou extraviado.Todos esses possuem o Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.Cada funcionário possui uma pasta individual que contém o formulário de registro de controle de entregade EPI, o qual comprova a entrega e reposição dos equipamentos de proteção individual utilizados pelo empregado durante a sua passagem pela empresa.
Cada setor das Fazendas apresenta um tipo de risco, em decorrência disso em cada um deles é fornecido uma especificação de EPI. Alguns tipos de equipamentos de proteção individual utilizados nas Fazendas:
- Óculos de segurança paratrabalhos que possam causar ferimentos provenientes do impacto de partículas.
- Protetores Auriculares
- Respiradores com filtros mecânicos, para trabalho que impliquem em produção de poeiras.
- Respiradores e máscara de filtro químico, para os trabalhos com produtos químicos.
- Luvas de raspa cano longo e cano curto
- Luva de Látex
- Botina com biqueira- Botas de Borracha
- Perneiras
- Capuz de Segurança




NRR-05 – PRODUTOS QUÍMICOS


Esta Norma Regulamentadora estabelece os procedimentos a serem dotados pelas empresas no que se refere ao uso de produtos químicos utilizados no trabalho rural: agrotóxicos e afins, fertilizantes e corretivos.
Os trabalhadores designados a realizar essas tarefas,...
tracking img