Pascoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O SIGNIFICADO DA PÁSCOA

“Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este? Responderei: É o sacrifício da Páscoa do Senhor...”
Êxodo 12.26,27

A Páscoa é uma festa judaico-cristã. Seusignificado é “passagem” e marcou a saída do povo de Israel do cativeiro no Egito. Depois de 430 anos, Israel estava subjugado pelos egípcios, num amargo cativeiro. Sob o chicote dos carrascos e submetidoa trabalhos forçados, o povo gemia e clamava a Deus por libertação. Deus viu o sofrimento do povo, ouviu o clamor e desceu para libertá-lo. Moisés estava cuidando dos rebanhos de seu sogro, quandoDeus o convocou para libertar seu povo.

A ordem de Deus ao Faraó era urgente: “Deixa meu povo ir”. Faraó endureceu seu coração e Deus julgou o Egito e destronou suas divindades, enviando dez pragas. Aúltima foi a morte dos primogênitos. Todas as famílias israelitas deveriam matar um cordeiro e passar o sangue nos batentes das portas. Naquela noite, o anjo de Deus passaria e, ao ver o sangue,passaria por sobre eles. Em todas as outras casas, a espada da morte ceifaria os primogênitos. Nem mesmo o filho de Faraó escapou. Nessa noite, Israel foi liberto pelo sangue do cordeiro e saiu daescravidão rumo à terra prometida.
“... pois também Cristo, 
nosso Cordeiro pascal, foi imolado.”
1Co 5.7

O cordeiro morto (com o seu sangue aspergido nas portas) era símbolo do sacrifício de Cristo nacruz pelos nossos pecados. O cordeiro “sem defeito” prefigurava a impecabilidade de Cristo, que era “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29).
As ervas amargosas prefiguravam anecessidade de contrição e arrependimento. Como o fermento espiritualmente simboliza a corrupção do pecado, o pão sem fermento indicava a pureza que é requerida de quem serve a Deus. O comer a carne docordeiro representava a identificação com a Sua morte.
O sacrifício do cordeiro servia de substituto dos primogênitos e prenunciava a morte de Cristo em substituição à nossa. O cumprimento de todo...
tracking img