Parvovirose canina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL – FACIMED
BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA

ALLAN CHRISTIAN PEREIRA FURLAN

PARVOVIROSE CANINA

CACOAL
2012

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICASDE CACOAL – FACIMED
BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA

ALLAN CHRISTIAN PEREIRA FURLAN

PARVOVIROSE CANINA

Trabalho apresentado à Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED, para adisciplina de Prática Educativa do curso de Medicina Veterinária, para obtenção parcial de nota, sob a coordenação da profª. Amanda.

CACOAL
2012

INTRODUÇÃO

A parvovirose é doençainfecto-contagiosa causada por vírus da família Parvoviridae e é uma das principais doenças que acomete cães. Devido à sua rápida evolução, necessita de um tratamento intensivo para tentar salvar a vida doanimal.

PARVOVIROSE CANINA

A parvovirose é uma doença grave que acomete principalmente os cães jovens, em função de os adultos serem mais resistentes pela imunidade naturalmente adquirida. Possuiduas formas: a forma entérica, mais freqüentemente reconhecida por ter sinais evidentes e a forma miocárdica, geralmente diagnosticada no post-mortem, pois a maioria dos animais morre subitamente semmostrar sinais clínicos.
A transmissão se dá por via oro-fecal e a doença se manifesta principalmente no aparelho digestivo, provocando febre, vômitos, diarréia sanguinolenta, desidratação intensa,depressão, além de o animal se tornar sonolento e sem apetite. Alguns animais apresentam também tosse e secreção ocular mucopurulenta.
Os intestinos se apresentam, com a evolução da doença, fortementeinflamados, principalmente a mucosa, com manchas hemorrágicas em quase toda a sua extensão.
Além das inflamações dos intestinos, principalmente as porções delgadas, ocorre também inflamação dosanexos do fígado, o que impede a chegada da bile na luz intestinal, fazendo com que as fezes adquiram aspecto esbranquiçado ou cinzento. A doença começa repentinamente, e sem tratamento o animal pode vir...
tracking img