Particulas atomicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado as seguintes partículas atômicas:
Elétrons que são partículas de carga negativa, que giram em torno do átomo, responsável pela criação de campos magnéticos e elétricos.
Os elétrons são utilizados na vida cotidiana, como os raios catódicos de um televisor, por exemplo.
Prótons que são partículas subatômicas que fazem parte do núcleo de todos oselementos. Diferentemente de Elétrons, os prótons possuem carga elétrica positiva.
Os prótons são utilizados para a formação de componentes radioativos.
Nêutron é uma partícula neutra, ou seja, uma partícula sem carga elétrica formada pela união de um próton e um nêutron.
Os nêutrons servem para neutralizar os prótons, para eles não se repelirem.
Esta pesquisa tem por objetivo a compreensão doselementos que compõem a matéria, e a importância que desenvolvem no nosso dia-a-dia.

1 PARTÍCULAS ATÔMICAS

A constituição elementar da matéria sempre foi uma questão intrigante para o homem, uma vez que este desejava saber a respeito de sua composição. Dalton contribuiu de forma significativa para solucionar esta questão com seu modelo atômico.
O modelo atômico de Dalton erabaseado na “Bola de bilhar”, pois comparava a matéria com esta. Segundo Dalton a matéria era formada por átomos que por sua vez eram esferas maciças, homogêneas, indivisíveis e destrutíveis, o que nos faz pensar em uma bola de bilhar. No entanto, seu modelo deixava muitas questões em aberto, pois através de seu modelo não podiam ser explicadas as novas descobertas, levando suas ideias a seremdescartadas.
Em 1898, Joseph John Thompson sugeriu baseado na descoberta do elétron e da radioatividade, é composto por uma esfera positiva, não sendo maciça e coberta de elétrons que junto à carga positiva faz com que o átomo possua uma carga total nula. Sua conclusão foi obtida através do modelo de “pudim de passas”, no qual constatou que o átomo é divisível.
Por volta de 1856, a ampola criada por SirWilliam Crookes possibilitou descobertas interessantes como a introdução de um gás a uma baixa pressão, em seguida aplicando uma alta voltagem entre os eletrodos. Como pode-se observar na figura 1.

Figura 1: Ampola de Crookes

2 ELÉTRONS

Observou-se, utilizando a ampola de Crookes, que um gás, normalmente mal condutor de eletricidade, se tornavacondutor, caso tivesse sua pressão muito reduzida (entre 10 e 0,01 mmHg). Nessas condições, ao se aplicar uma alta voltagem entre os eletrodos na ampola de Crookes, provocava-se a descarga elétrica do gás e via-se um fluxo luminoso partindo do cátodo (pólo -), em direção ao ânodo (pólo +). A esse fluxo luminoso deu-se o nome de raios catódicos. Sobre os raios catódicos chegou-se às seguintesconclusões:
Os raios catódicos possuem massa. São capazes de mover um pequeno moinho colocado dentro da ampola de Crookes.
Os raios catódicos caminham em linha reta. Projetam na parede oposta da ampola a som- bra de qualquer anteparo que for colocado em sua trajetória.
Os raios catódicos possuem carga negativa. Quando é aplicado um campo elétrico externo à ampola, os raios catódicos se dirigem para ocampo positivo.
Em 1897, o físico inglês Joseph John Thomson, trabalhando com raios catódicos, concluiu que eles eram parte integrante de toda espécie de matéria, uma vez que a experiência podia ser repetida com qualquer tipo de gás. Thomson denominou então os raios catódicos de elétrons.

2.1 O que são e características
Os elétrons são partículas constituintes do átomo. Os elétrons giram em tornodo núcleo do átomo e possuem carga elétrica negativa. Sua carga é contrabalançada pela carga dos prótons, de modo que, em condições normais o átomo é neutro. Desta forma, o número de elétrons é igual ao de prótons num átomo neutro. Este número depende do átomo, sendo diferente para cada elemento. Os elétrons podem movimentar-se através de determinados meios, sendo por isso, responsáveis pelo...
tracking img