Parque yosemite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
YOSEMITE: A NATUREZA EM AÇÃO

Uma história de 500 milhões de anos
O Parque Nacional de Yosemite, no estado norte-americano da Califórnia, foi criado em 1890 para preservar algumas das mais lindas paisagens do mundo e a vida animal e vegetal de uma extensa área na Serra Nevada.
[pic]
Localização do Parque Nacional de Yosemite nos EUA

O cenário principal é o Vale deYosemite, por onde flui o Rio Merced, com seus paredões rochosos inclinados e suas cachoeiras que despencam das alturas.
[pic]
Rio Merced

Os eventos geológicos que formaram o Vale de Yosemite podem ser contados como uma história de 500 milhões de anos.



Colisão de Placas Tectônicas
A Serra Nevada encontra-se nas proximidades da Falha de San Andreas, que marca oslimites entre a Placa Norte-Americana e a Placa do Pacífico.
[pic] [pic]
Falha de San Andreas, entre as Placas do Pacífico e Norte-Americana

Atualmente, as placas movem-se paralelamente, em sentidos opostos. No passado geológico, a Placa Norte-Americana movia-se contra a Placa do Pacífico, empurrando-a e, finalmente, cavalgando-a. As dobras que se formaram na sua borda são asatuais cordilheiras montanhosas.
Há 500 milhões de anos, a borda da Placa Norte-Americana estava coberta por águas rasas do oceano. Sabemos disso pelo estudo das rochas e dos fósseis das cordilheiras montanhosas. A Serra Nevada, inclusive o Vale do Yosemite, emergiu do fundo do mar!
Durante milhões e milhões de anos, a Placa Norte-Americana moveu-se lentamente contra a Placa do Pacíficocomeçou a mergulhar na direção do manto. Aos poucos, muito devagar, essa borda afundava.
Enquanto isso, sedimentos transportados pelo mar se depositavam na bacia que se formava. Como o afundamento e a deposição de sedimentos ocorriam mais ou menos na mesma velocidade, o mar continuava raso.
[pic]
Sedimentos que são depositados no fundo do mar ou lagos

No tempo dosdinossauros, há 200 milhões de anos, a borda afundada da Placa do Pacífico, submetida a fortíssima pressão e altas temperaturas, condensou-se e misturou-se ao magma. Ao mesmo tempo, a borda da Placa Norte-Americana era empurrada para cima, bem devagar. As suas áreas mais elevadas emergiam como ilhas alongadas sobre a superfície oceânica.
[pic]
Montanhas submersas, com suas partes mais altas emergindoNas profundezas, o deslocamento das placas fraturava a crosta, que se rachava e fendia. Há uns 80 ou 100 milhões de anos, colunas de magma fervente ascendiam pelas fendas da crosta. Mas, bem antes de chegar à superfície, o magma se resfriou, transformando-se em um imenso bloco de granito.

Uma Cordilheira que Emergiu do Fundo do Mar
Todas as altas cadeias montanhosas atuaisformaram-se durante o período Terciário da Era Cenozoica. O seu levantamento demorou muitos milhões de anos, um tempo enorme para nós, mas curto para a Terra.
A área que se tornaria a Serra Nevada já se encontrava emersa há 50 milhões de anos. A região do atual Parque Nacional de Yosemite era dominada por colinas suaves e arredondadas, recobertas por florestas de carvalhos. Entre osmorros, serpenteavam rios de águas lentas, como o Merced.
[pic]
Floresta dentro do Vale Yosemite

A velocidade de elevação aumentou há cerca de 10 milhões de anos. Dobrando-se cada vez mais, a borda da Placa Norte-Americana se retorcia a ascendia.
O bloco de granito consolidado no interior era empurrado para cima, aparecendo na superfície. O sistema montanhoso formavavárias cadeias paralelas, milhares de metros acima do nível do mar.

Os Tempos Recentes
Rios que percorrem áreas mais ou menos aplainadas fluem lentamente, como se estivessem adormecidos. Rios que percorrem áreas acidentadas, com fortes desníveis, fluem com rapidez. As águas agitadas desses rios arrastam e transportam mais facilmente os detritos – terra, areia, fragmentos de rochas e...
tracking img