Parnasianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O Parnasianismo foi uma escola literária desenvolvida na década de 80, século XIX, como resultado da ambiguidade de um momento histórico e transitório. Nesse período as grandes potências brigavam para conquistar os mercados consumidores e aqueles que forneciam matéria-prima, o que resultou no progresso das indústrias, onde, juntamente ao capitalismo em expansão, proporcionou umambiente eufórico. Tais situações facilitaram o aumento do consumo e a modernização da urbanização.
Foi em meio a este cenário que surgiu o movimento parnasianista, do qual teve as primeiras manifestações em Paris, com antologias denominadas de Parnasse contemporain (Parnaso contemporâneo). O Parnasianismo trouxe, dessa forma, a busca do equilíbrio e da perfeição formal, o princípio do belo, a"arte pela arte", onde o objetivo principal não é tratar dos problemas sociais e humanos, e sim alcançar a perfeição em sua construção, pode-se dizer que esta vertente representava um retorno ao clássico.
O Parnasianismo nasce também em oposição ao Romantismo e ao Naturalismo, pois os poetas parnasianos tinham como objetivo instituir novamente a poesia clássica, que apresentasse um nívelvocabular mais elevado, além de resgatar o respeito às regras de versificação e propondo uma poesia mais objetiva.
Apesar de nascida em território francês, a arte parnasiana de pintar e escrever se difundiu em outro território, de solo muito fértil: o Brasil. Porém, é necessário frisar que o Parnasianismo não surgiu assim, de uma hora pra outra, mas vinha sendo difundido aqui desde 1870, e em 1878surgiu a "Batalha do Parnaso", um polêmico movimento literário que consistia em uma reação contra o Romantismo.
Assim, adquirindo tempéries brasileiras, o Parnasianismo desenvolveu nuances próprias, como acontece tipicamente com os movimentos que contatam uma cultura tão forte, como se verá a seguir.







2 BELLE ÉPOQUE, O RETORNO AO CLÁSSICO

Diferentemente do Realismo e doNaturalismo, movimentos que se voltavam para o exame e para a crítica da realidade, o Parnasianismo representou na poesia e nas artes um retorno ao clássico, com todos os seus ingredientes: o princípio do belo na arte, a busca do equilíbrio e da perfeição formal, enfim a forma em vez da função.
Dessa forma, os parnasianos acreditavam que o sentido maior da arte reside nela mesma, ou melhor, em suaperfeição, entendendo neste contexto a perfeição da forma como foco e não a sua relação com o mundo exterior, com críticas da realidade e etc. Era o retorno ao clássico, numa época que ficou conhecida como Belle Époque, dado o sentido da perfeição formal.
No contexto histórico em que surgiu a vertente parnasiana se comprova a ideia de que a história da arte e da literatura se constroi emciclos, pois o ser humano está sempre rompendo com aquilo que considera ultrapassado, inovando tudo ao seu redor.
O Parnasianismo não se manifestou somente na França, território onde nasceu, mas se estendeu até o Brasil, onde teve suas primeiras manifestações oficiais na década de 80 do século XIX, ilustrando bem o processo de transição por que passara. Depois da revolução romântica, que impôs novosparâmetros e valores artísticos, formou-se aqui um grupo de poetas que desejava restaurar a poesia clássica, desprezada pelos românticos.
Os parnasianos (os poetas), achavam que certos princípios românticos, como simplicidade da linguagem, valorização da paisagem nacional, emprego de sintaxe e vocabulário mais brasileiros, sentimentalismo, tudo isso ocultava as verdadeiras qualidades da poesia,por isso, em seu lugar propuseram uma “nova” poesia, mais objetiva, de nível vocabular mais elevado, mais racionalista, muito mais perfeita do ponto de vista formal e voltada para temas universais.

2.1 O Mundo Parnaso: ''arte pela arte''

Apesar de contemporâneo ao Realismo e ao Naturalismo, o movimento parnaso difere profundamente de ambos, pois enquanto dois destes movimentos se...
tracking img