Parmenides

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2) O que defendia como principio?
3) Ideias do CAOS e do COSMOS?

PARMÊNIDES
2) Parmênides defendia a existência de dois caminhos para a compreensão da realidade. O primeiro é o da filosofia, darazão, da essência. O segundo é o da crendice, da opinião pessoal, da aparência enganosa. Sendo que para ele o caminho da essência nos leva a concluir a realidade existindo um ser em que não éaceitável a sai não existência, e também ou o ser é; ou não ser não é. Assim, Parmênides é considerado um filósofo que formula princípios lógicos de identidade e de não contradição.
3) Parmênides procuraeliminar tudo que seja variável e contraditório. Se uma coisa existe, ela é esta coisa e não pode ser outra, muito menos o seu contrário. Se o ser existe, o ser deve sempre existir, assim diz ele tambémem relação ao COSMOS.

ZENÃO DA ELÉA
2) Zenão pretendia demostrar que a própria noção de movimento era inviável e contraditória. Assim, ele refere-se à corrida de Aquiles com uma tartaruga,segundo ele:
“a) Se, na corrida, a tartaruga saísse à frente de Aquiles, para alcança-la ele precisaria percorrer uma distancia superior à metade da distancia inicial que os separava no começo dacompetição.
b) Entretanto, como a tartaruga continuaria se locomovendo, essa distancia, por menor que fosse, teria se ampliado. Aquiles deveria percorrer, então, mais da metade dessa nova distancia.
c) Atartaruga, contudo, continuaria se movendo, e a tarefa de movendo, e a tarefa de Aquiles se repetiria ao infinito, pois o espaço pode ser dividido em infinitos pontos.”

Todavia, esses argumentos deZenão não correspondem a realidade. Porém demostram as dificuldades por que passou o pensamento racional para compreender conceitos como o movimento, espaço, tempo e infinito.

3) Para Zenão do CAOSsurge o COSMOS, da desunião vem as forças da natureza (Deuses) que trazem uma visão de mundo organizado.

EMPÉDOCLES
2) Para Empédocles a agua, o ar, a terra e o fogo são as substancias que...
tracking img