Financiamentos empresariais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESIC Business & Marketing School
MBA Executivo em Gestão Empresarial






Financiamentos Empresariais
Prof. Ari Belli, M.eng.






FABRÍCIO PEREIRA BARBOSA
HUGO REIS DE OLIVEIRA RIBAS
MAURICIO MOREIRA
PRISCILA SABATKE

RODRIGO SCHREINER



Curitiba – PR
Outubro / 2008
1. CAPITAL DE GIRO

1. Definição

Ao iniciarmos um negócio, necessitamos de certaquantia de dinheiro para poder transformá-lo em realidade, desde o aluguel ou compra do local onde funcionará a empresa, a mobília, os equipamentos e suprimentos necessários para seu perfeito funcionamento e operação, contratação e pagamento de salários de funcionários, implementação de projetos de pesquisa e desenvolvimento, até a inserção no mercado dos produtos ou serviços ofertados.
Para poderfuncionar e operar, as empresas utilizam recursos materiais de renovação lenta (imóveis, instalações, máquinas, equipamentos, suprimentos), denominados capital fixo ou permanente, e recursos de rápida renovação (dinheiro, créditos, estoques), que formam seu capital circulante ou capital de giro, também chamado de ativo corrente, que nada mais é do que o ativo circulante que sustenta as operaçõesdo dia-a-dia da empresa, representando a parcela do investimento que circula de várias formas durante a condução normal dos negócios.
Segundo definição contábil, capital de giro é o fluxo de direitos e obrigações que se identifica nas demonstrações contábeis de uma empresa em um determinado período do tempo. O capital de giro tem sua formação nas contas patrimoniais encontradas no ativocirculante e no passivo circulante do balanço patrimonial da empresa.
Denominando-se de aplicação permanente as contas não circulantes do ativo e de fonte permanente as contas não circulantes do passivo, define-se como capital de giro (CDG) a diferença entre as fontes permanentes e aplicações permanentes, ou seja:
O capital de giro é também um conceito econômico-financeiro, e não umadefinição legal, constituindo uma fonte de fundos permanente utilizada para financiar a necessidade de capital de giro de uma empresa ou negócio. Em geral, entre 50 a 60% do total dos ativos de uma empresa representam a fatia correspondente a este capital.
Em outras palavras, o capital de giro pode ser definido como sendo o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem.Pode-se, ainda, complementar tal conceito como sendo o valor total dos recursos demandados pela empresa para operacionalizar e financiar o seu ciclo operacional.
As indústrias normalmente possuem maior proporção de ativos permanentes em relação aos ativos totais, e tendem a concentrar-se nas necessidades de caixa em longo prazo; as empresas comerciais trabalham com maior porcentagem decapital de giro e concentram-se principalmente nas contas a receber e nos estoques, buscando mais os financiamentos em curto prazo; as empresas de serviço, por sua vez, possuem poucos ativos permanentes e enfocam geralmente nas contas a receber.
O capital de giro necessita de recursos para seu financiamento, como acontece com o capital permanente. Assim, quanto maior for o capital de giro, maiorserá a necessidade de financiamento, seja com recursos próprios, seja com recursos de terceiros.
O capital de giro está diretamente associado às fontes, as quais a empresa necessita para financiar seu crescimento. O capital de giro está também sujeito a exposições e riscos oriundos de múltiplas áreas, tais como recebíveis, contas a pagar, gerenciamento de estoques, gerenciamento de caixa, entreoutros. Em cada uma dessas áreas encontramos diferentes desafios no que tange ao alcance da liquidez necessária, à obtenção do processo mais eficiente, à adoção de novas tecnologias e à avaliação da qualidade do capital de giro no balanço patrimonial. As empresas procuram vantagens competitivas especialmente em condições econômicas desafiantes, o que torna mais evidente a importância de um...
tracking img