Parlamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FORMAS E REGIMES DE GOVERNO
FORMAS E REGIMES DE GOVERNO

- MONARQUIA → (do grego monarchía; mono = único; archía = poder;) → o poder é centralizado em uma única pessoa, que se coloca acima de todos os outros governantes (absolutista e parlamentarista).

- OLIGARQUIA → (do grego oligarchía; oligoi = poucos) → poder centralizado nas mãos de um número restrito de pessoas e que gozam de privilégiospor estar no poder.

- REPÚBLICA → (do latim res publica = coisa pública) → contrapõe-se à monarquia, pois o Chefe de Estado só pode ser eleito pelo povo direta ou indiretamente.

- ARISTOCRACIA → (do grego aristokratía); aristoi= melhores; kratía= força, poder) → significa “governo dos melhores”: o governo é exercido por poucas pessoas, que podem ser nobres ou não.
- DEMOCRACIA → (do gregodemokratia; demos = povo ) → na Grécia era entendida como governo do povo, de todos os cidadãos. A partir da Idade Moderna passou a significar um modelo especial de república.
- PARLAMENTARISMO → (do inglês parliament) são os parlamentares que escolhem o Chefe de Governo, o Primeiro Ministro.
- PRESIDENCIALISMO →(do latim president) → existência de três poderes: executivo, legislativo e judiciário. Ochefe de governo e de estado é substanciado na figura do presidente.
http://muraldoconhecimento.blogspot.com.br/2009/03/formas-e-regimes-de-governo-o-monarquia.html
FORMAS E REGIMES DE GOVERNO.

Monarquia
Do grego monarchía; mono = único; archía = poder, autoridade.
O governo é centralizado em uma única pessoa que, por ter poderes especiais, é colocada acima de todos os outros governados. Égeralmente fundado em bases hereditárias, e a tradição determina a base da soberania. Na Idade Média, o rei era um representante de determinada localidade; na Idade Moderna, durante o período absolutista, foi considerado representante divino da nação.

Oligarquia
Do grego oligarchía; oligoi = poucos.
Significa “governo de poucos”, também designado, na Grécia Antiga, como “governo dos ricos”. Desde aantiguidade a expressão tem um valor negativo, não indicando exatamente uma forma própria de governo, mas determinando que o pode está sob o controle de um número restrito de pessoas (às vezes ligadas por vínculos de sangue) e que gozam privilégios por estar no poder.

República
Do latim res publica = coisa pública.
Contrapõe-se à monarquia, pois na república o chefe de estado ou o grupo de pessoas quegoverna só pode ser eleito pelo voto direta ou indiretamente (mediante uma assembléia). Na Roma antiga, a república referia-se à res publica, “coisa pública”, ou seja, no bem comum para o qual são criadas leis comuns, principio de construção da justiça. No mundo contemporâneo, a partir do século XVIII, surgem as república federativas, que têm por base a constituição, os Estados e a União.Inclui-se aí o Poder Legislativo, que seria formado pelo Senado (representação dos Estados) e pela Câmara dos Deputados (representantes da nação).

Aristocracia
Do grego aristokratía; aristoi = melhores; kratía = força, poder.
Significa “governo dos melhores”: o governo é exercido por poucas pessoas, que podem ser nobres ou não. Na Grécia antiga, Aristóteles considerava a aristocracia uma boa forma degoverno, voltada para os interesses da comunidade. A Oligarquia, ao contrário, seria uma forma ruim de governo, que só atenderia a interesses particulares. A partir a Idade Moderna, o termo aristocracia passou a ser entendido simplesmente com um grupo de nobres, pessoas privilegiadas por direito hereditário.

Democracia
Do grego demokratía; demos = povo.
Na Grécia clássica, a democracia eraentendida como o governo do povo, de todos os cidadãos, quer dizer, dos homens livres que tinham direitos políticos. A partir da Idade Moderna, a democracia passou a significar um tipo especial de república, com uma estrutura democrática de organização do poder. Nesse sistema, o governante é escolhidos pelos cidadãos por eleição direta ou indireta, sendo respeitada a vontade popular. Nas democracias...
tracking img