Parlamentarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O parlamentarismo

Analisando a questão dos regimes, vejo que o parlamentarismo é a melhor forma de regime a ser empregado. No Parlamentarismo o Presidente simplesmente dissolve o Parlamento econvoca novas eleições, para que um novo Primeiro Ministro assuma o governo.
Por isso se diz que o parlamentarismo aproxima o povo do governo, porque o povo exerce muito mais influência a qualquermomento o congresso pode ser dissolvido. No Brasil é utilizado o sistema de democracia, que é participativo, onde se têm a iniciativa popular, o referendo popular e o plebiscito.
É plebiscito quando aconsulta à população ocorre antes que a lei seja sancionada pelo Poder Legislativo ou Executivo, cabendo aos eleitores julgar a continuidade ou não de determinado projeto. Quando o projeto já foiaprovado, cabendo à sociedade aceitá-lo ou rejeitá-lo, neste caso o resultado da votação serve só para orientar a decisão dos governantes. 
Em minha opinião, o Parlamentarismo é a melhor forma de governo,principalmente quando há um Presidente (pode ser até um Rei) que representa a nação e um Primeiro Ministro que governa. No Parlamentarismo são as alianças entre Partidos que formam a maioria e elegem ogovernante.  Enquanto o Presidencialismo é um sistema gerador de crises, e a cada crise o país para. Basta ver o nosso Congresso, que não vota quase nada porque a Oposição faz obstrução a mais de umano. Para cada votação são meses de negociações nos bastidores, nem sempre a favor do povo se o presidente perder a legitimidade, o povo tem que esperar outra eleição para tirá-lo ou esperar um longoe desgastante processo de impeachment.
Através de pesquisas, e perguntas as pessoas percebo que muitas pessoas também acham o parlamentarismo à melhor forma de governar, as pessoas perceberam que NoParlamentarismo, o governo pode ser trocado a qualquer momento se perder a legitimidade diferente de outros regimes. Com isso, só aumenta mais a certeza que as pessoas já têm o parlamentarismo é a...
tracking img