Parasitas intestinais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
.

As parasitoses, apesar de todo o avanço científico e tecnológico atual, são ainda um dos principais problemas de saúde, ocupando um lugar de destaque entre as doenças infecciosas por sua alta prevalência e incidência na população mundial. São considerados importantes objetos de estudo, principalmente em países em desenvolvimentos, nos quais ainda são observadas condições precárias dehigiene, saneamento e nutrição, associada abaixa qualidade de vida da população. 

Parasitoses intestinais são infecções do intestino causadas por protozoários ou helmintos. Sendo comuns nas regiões tropicais e subtropicais, se apresentam como uma das enfermidades de maior prevalência no Brasil.
Os constantes deslocamentos humanos internos geram um sério problema sanitário na epidemiologia dasdoenças parasitárias, favorecendo as infecções que vão se disseminando, cada vez mais, em função deste fenômeno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os helmintos e protozoários intestinais são responsáveis pela infecção de um em quatro habitantes do mundo. As parasitoses, pelos efeitos nocivos que acarretam ao desenvolvimento físico e mental podem provocar o agravamento do estado de nutrição,resultando na debilidade do organismo e no retardamento do desenvolvimento intelectual. Isto acarreta alto índice de mortalidade, obsenteísmo e passividade diante da vida. Pela forma negativa que incidem sobre a economia de um país, constituem um importante problema de ordem sanitária e social.

Existem relatos da convivência milenar dos indivíduos com as parasitoses, de uma forma natural.Hoje, com o avanço das ciências, torna-se cada vez mais possível o diagnóstico e a intervenção nos processos infecciosos, para a melhoria e promoção do bem viver. E, para que isto aconteça, torna-se necessário o conhecimento, a divulgação, a vontade política e a efetiva priorização das atividades de saúde.

Doenças causadas basicamente por protozoários e helmintos Protozoários: unicelulares,eucarióticos Helmintos: são pluricelulares, visíveis a olho nu, de reprodução sexuada. Podem ser: Platelmintos: vermes achatados Nematelmintos: vermes arredondados As principais são: Amebíase Giardíase As principais são: Platelmintos: Esquistossomose Teníase Nematelmintos: Ascaridíase Estrongiloidíase Ancilostomíase Oxiuríase

A infecção por nematóides do gênero ASCARIS. A ingestãode ovosinfecciosos causa diarréia e pneumonite. Sua distribuição é mais prevalente em áreas de saneamento básico insuficiente e onde fezeshumanas são usadas como fertilizante. 

Infecção de humanos e animais com ancilóstomas do gêneroANCYLOSTOMA. As características incluem anemia, dispepsia,eosinofilia e inchaço abdominal. 

Gênero de nematoídes parasitas intestinais que compreende diversas espécies. A.duodenale é o ancilóstomo comum em humanos. A. braziliense, A. ceylonicum e A. caninum ocorrem primariamente emcães e gatos, mas também já foram relatados em humanos.  |
Nota de Indexação Português: |   | um gênero de nematóides; infecção = ANCILOSTOMÍASE; coord com termos específicos precoords de helmintos (ex.: ANTÍGENOS DE HELMINTOS) se pertinente |

A ascaridíase é uma doença parasitária dohomem, causada por um helminto do filo Nematoda. Habitualmente, não causa sintomatologia, mas pode manifestar-se por dor abdominal, diarréia, náuseas e anorexia. Quando há grande numero de vermes, pode ocorrer quadro de obstrução intestinal.
Dados recentes indicam que o Ascaris lumbricoides é o helminto mais freqüente nas áreas tropicais. A prevalência é de aproximadamente 30% da população mundiale mais de 50% da brasileira.
A faixa etária mais acometida é a das crianças de um a dez anos (70% a 90%), pelos costumes de brincar com terra e de levar a mão à boca

INTRODUÇÃO
Os parasitas intestinais estão entre os patógenos mais freqüentemente encontrados em seres humanos. Dentre os helmintos, os mais freqüentes são os nematelmintos Ascaris lumbricoides e Trichuris trichiura e os...
tracking img