Jedaismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Um rápido olhar para o nosso mundo nos faz observar que a religião desempenha um papel importantíssimo na vida social e política de todas as partes do globo.
Desde começo dos tempos a religião tem influência sobre as pessoas não só espiritualmente, mas em suas vidas cotidianas: Modo de se vestir, comportamento, política, relacionamento amoroso e gostos pessoais.Cada vez mais a mídia tem influenciado assim como a religião. Quando algumas coisas que a mídia transmite fazem tanto sentido para o telespectador estes dois movimentos se fundem em um só. Este é o caso de muitas religiões novas, elas se baseiam em histórias de filmes, séries e livros. Como qualquer religião elas contém elementos decisivos como profecias e ensinamentos de vida, mesmo muitas delasserem criadas por fatos fictícios, os membros as consideram como visões. Assim milhares de pessoas do mundo criam novas religiões surgindo aquilo que é conhecido com “revelações da nova era”.
Estas religiões são escolas da alma, locais de oração, de estudo dos ensinamentos divinos, de fraternidade, comunhão entre as pessoas, de meditações, da prática da caridade, de boas leituras, boasmúsicas e canções. Há tantas religiões no mundo quanto são os graus de entendimento das pessoas. Estas novas religiões se baseiam em “Outras definições mais amplas de religião dispensam a idéia de divindades e focalizam os papéis de desenvolvimento de valores morais, códigos de conduta e senso cooperativo em uma comunidade”. O espiritualismo e a fraternidade tornassem o principal elo destas novasirmandades que buscam conhecer a si mesmo e os outros muitas vezes de uma forma menos divina e mais espiritual.
Novas religiões e seitas crescem a cada ano, conseguem em alguns países serem tratadas com o mesmo respeito que as religiões mais tradicionais como catolicismo, judaísmo, espiritismo entre outras. Por isso estudar estas formas de religiões é fundamental, para conseguir entender o mundo anossa volta, precisamos não só compreender nas materias escolares básicas, mas aquilo que esta além dos murros escolares, a vida em comunidade, aprendendo a respeitar o estilo de vida de cada um. Pois este é a verdadeiro ensinamento de todas as crenças.

Desenvolvimento:

História:
Tudo começou em 2001, na Inglaterra, duranteum censo que perguntava aos habitantes acerca de suas religiões. Ocorreu que no final da pesquisa cerca de 390 mil pessoas haviam se declarado Jedi, o que fez com que o Jedaismo fosse a quarta maior religião da Inglaterra, ficando atrás apenas do Cristianismo, Islamismo e Hinduísmo. Após esse inesperado evento o governo inglês resolveu considerar o Jedaismo como um movimento religioso, quedesde então tem crescido e se espalhado por todo o mundo.
Mas afinal o que é o Jedaismo? É uma atitude filosófica não-teista baseado em idéias espirituais dos Cavaleiros Jedi, que são os personagens principais de umas das franquias de filmes mais bem sucedidas da historia: Guerra nas Estrelas (Star Wars).
Mas isso não significa que por ser inspirada em um filme essa filosofia de vida é menosfundamentada que outras religiões. Na verdade, o Jedaismo incorpora crenças de varias religiões, como o Budismo, Cristianismo, Taoísmo e Xintoísmo.
George Lucas, diretor dos filmes, é considerado como um “profeta” e a série de filmes como uma “revelação” e também como um “livro sagrado”.
O Jedaismo possui um grande numero de seguidores em varios outros países, como Australia (70.000), NovaZelandia (53.000) e Canadá (20.000). E esse ultimo com uma inusitada condição: em 12 de Janeiro de 2009, o governo Canadense concedeu a Jedi Church um certificado, reconhecendo a mesma como uma Entidade Religiosa.
Rituais:
Os jedaistas possuem um templo, onde se encontram para passar os ensinamentos uns aos outros por meio de cultos. Alem disso os jedaistas meditam sempre que julgam necessário,...
tracking img