Paranapiacaba - geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARANAPIACABA

Formação histórica;
A Vila de Paranapiacaba e seu entorno constituem uma porção de território de grande importância histórica e ambiental. Registra um período que mostra a influência da cultura inglesa, ou ainda, a construção da arquitetura e da tecnologia inglesas sobre uma porção do território natural brasileiro que é Mata Atlântica. 

As origens da ocupação da Vila deParanapiacaba estão associadas à construção da ferrovia, a partir de 1860. Para a realização das referidas obras, foi necessária a construção de alojamentos provisórios destinados ao abrigo dos operários, os quais se instalaram ao longo do leito de implantação da linha férrea. A este lugar foi dado o nome de Alto da Serra. Por ocasião do final das obras de construção, o acampamento foi utilizado pelosoperadores e mantenedores da maquinaria e do tráfego ferroviário.

O primeiro núcleo de povoamento mais efetivo denominou-se Vila Velha, o qual foi estabelecido junto ao caminho que mais tarde designou-se rua Direita. Para além desse eixo principal, não foi implantado nenhum modelo de arruamento. Por esse motivo, a circulação por esse setor da Vila era feita com dificuldade e a distribuição dasmoradias se dava de maneira desordenada. Em geral, as casas não possuíam recuo de frente e se localizavam na testada dos lotes, os quais eram divididos e distribuídos aos funcionários da ferrovia (Santos, 1990).

Enquanto a Vila Velha é resultado de uma ocupação urbana espontânea ocorrida a partir da implantação do canteiro de obras da SPR, a Vila Martin Smith é o resultado de um planourbanístico claro, expresso em ruas largas de traçado ortogonal e regular, e pela implantação de edifícios padronizados.

Nascida para suprir a demanda habitacional gerada a partir da duplicação do sistema funicular, o projeto de urbanização deste núcleo foi considerado extremamente inovador para a época, contando com um plano hierarquizado de vias principais, secundárias e de pedestres, além de umsistema de saneamento feito por meio de vielas sanitárias. Além de sua função infra-estrutural, as vielas sanitárias definem de forma clara o fundo dos lotes das habitações, ao contrário do que acontece na Vila Velha, com uma ocupação mais dispersa e pouco definida.

As casas na Vila Martin Smith geralmente encontravam-se recuadas em relação ao alinhamento da rua, possibilitando a existência dosjardins. Estes recuos não eram comuns no início do século, nem mesmo na capital. Na cidade de São Paulo, somente as chácaras possuíam jardins, sendo que as habitações comuns alinhavam-se próximas ao arruamento e não dispunham de recuo frontal.

Numa relação simétrica à Parte Baixa da Vila, tomando como eixo o leito ferroviário, constituiu-se a ocupação do Morro, que atualmente conhecemos como ParteAlta da Vila. Em torno da primeira capela erguiam-se as primeiras casas, inicialmente de pau-a-pique e logo em seguida de madeira, inspiradas nas tipologias habitacionais da Vila Martin Smith.

A forma de ocupação deu-se acompanhando os movimentos da morfologia natural, onde em lotes estreitos e alinhados se implantavam as edificações geminadas, compondo uma única fachada contínua emulticolorida¹. Com planta “portuguesa” e elevação “italiana”, a Parte Alta é demarcada por uma linha no limite mais próximo à ferrovia e pelo sky-line que acompanha a morfologia natural ao fundo. Este foi o lugar onde se instalaram as atividades comerciais necessárias à subsistência dos habitantes da Vila.

Com base nesta análise foram diferenciados quatro setores de planejamento urbano que receberãodiretrizes específcas na Zona Especial de Interesse do Patrimônio de Paranapiacaba (ZEIIPP) e em suas normas correlatas.

Localização Geográfica;
Localizada na região sudeste do município de Santo André, no limite entre o Planalto Paulista e a Serra do Mar, integrante da região metropolitana de São Paulo.
Localização : Sudeste da Grande São Paulo
Coordenadas Geográficas :
Latitude: sul 23º 46...
tracking img