Resumo do livro: desobediencia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A desobediência civil
Tema:
O livro a Desobediência Civil de Henri Thoreau aborda o que seria uma discussão sobre o governo, as formas de liderança justa onde o Estado estabeleça uma relação comos cidadãos, de forma que ele não possa ter sobre uma pessoa mais que aquilo que ela permita.
Pontos Importantes:
* No início do livro Thoreau faz uma descrição do que seria a forma perfeita degoverno. Ele caracteriza esta como sendo o governo que menos governa.
* Os governos são a prova de como os homens podem ter sucesso no ato de oprimir.
* Pois, o governo é um artifício atravésdo qual os homens conseguiriam deixar em paz uns aos outros.
* “O que desejo de imediato é um governo melhor e não o fim do governo”. “Obedecer a esse governo faria com que eu me sentissediminuído”.
* Diz que ainda não surgiu um homem sequer, capacitado o bastante para estarem no poder, os que existem hoje em dia são apenas aqueles eloquentes, mas o homem que sabe solucionar as questõescomplexas do dia-a-dia ainda não apareceu.

Conclusão:
Com este estudo, conclui-se que a desobediência civil é um instituto indispensável para o exercício da cidadania e para a busca dos nossosdireitos civis, sociais e políticos. A desobediência civil não visa romper com todas as instituições, mas resistir às normas de natureza não democráticas, em situações ocasionais e limitadas. Tal direito sejustifica pela necessidade de instrumentalizar o desenvolvimento da cidadania. As reivindicações em torno de direitos tendem a ser o mecanismo adequado para efetuar as mudanças essenciais nasestruturas institucionais do Estado, representando um momento muito importante para a sociedade civil. Não visam o esfacelamento do poder político, mas o aperfeiçoamento do processo social.
Analise Crítica:Um Estado de caráter igualitário e que se designa apenas a responder por aquilo que lhe convém seria realmente uma forma perfeita de governo, tendo em vista que a sua autoridade não deve...
tracking img