Parafusos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARAFUSOS



































Introdução

A origem do parafuso possui algumas versões e uma destas aponta como o inventor, o grego Arquitas de Tarento (ou Archytas de Tarentum) por volta de 400 a.C., quando desenvolveu o parafuso para ser utilizado em prensas para a extração de azeite das olivas, bem como, para a produção de vinho. Outrapersonalidade que desenvolveu aplicações científicas com o uso do parafuso foi Arquimedes, por volta de 250 a.C., quando desenvolveu o princípio da rosca e utilizou-o para a construção de dispositivos para a elevação de água na irrigação. Porém, é de amplo conhecimento que os romanos utilizavam, e muito, o princípio de Arquimedes para a extração de minérios em suas minas, bem como, para pivôs em portas.Ao longo da história, o parafuso foi sempre a soluções de infindáveis problemas, mas também geravam outros, pois cada inventor, indústria e ferramenteiros, desenvolviam seus parafusos e estes, quando utilizados em outras localidades ou situações, apresentavam questões de problemas técnicos para falta de padrão. Como resultado destes contratempos, foi a criação de padrões, os quais garantiriam ointercâmbio dos parafusos, tornando universal sua aplicação. Estes padrões garantiram a produção e o consumo em escala industrial dos parafusos. Após a elaboração destas normas e da especificação dos padrões dimensionais de roscas, foi necessária a criação de métodos para medição e garantia de qualidade, de acordo com tais determinações.
O parafuso é uma peça metálica ou feita de matéria dura(PVC, plástico, vidro, madeira, entre outros), em formato cônico ou cilíndrico, sulcada em espiral ao longo de sua face externa e com a sua base superior adaptada a diversas ferramentas de fixação (cabeça do parafuso), como chave de fenda ou demais modelos: Phillips ou Estrela, Pozidriv, Torx, Allen, Robertson, Tri-Wing, Torq-Set e Spanner. Sua cabeça também pode ser quadrada ou sextavada para serutilizada por chave de boca ou chave inglesa.
O parafuso tem por finalidade ser o elemento de fixação de duas ou mais superfícies, combinadas ou em junções diferentes, como a madeira, parede de alvenaria (neste caso com a utilização de bucha de fixação), chapas metálicas ou numa matriz de matéria pouco dura ou dura, podendo associar o uso de porcas ou através do efeito combinado de rotação epressão (penetração por progressão retilínea) em um orifício destinado exclusivamente para recebê-lo, sulcado em sentido contrário ao espiral ou não.

PARAFUSOS

Função
Parafusos são elementos de fixação, empregados na união não permanente de peças, isto é, as peças podem ser montadas e desmontadas facilmente, bastando apertar e desapertar os parafusos que as mantêm unidas.
Os parafusosdiferenciam-se pela forma da rosca, da cabeça, da haste e do tipo de acionamento.

[pic]

Formatos de Parafusos
O corpo do parafuso pode ser cilíndrico ou cônico, totalmente roscado ou parcialmente roscado.
A cabeça pode apresentar vários formatos; porém, há parafusos sem cabeça.

Parafusar
Há vários tipos de parafusos que podem ser usados em carpintaria, o mais comum é o parafuso de rosca soberbaou como normalmente é referenciado por parafuso de fenda para madeira. Este parafuso tem o corpo ligeiramente cônico com rosca em uma extremidade e sua cabeça que pode ser de três tipos distintos;
Cabeça chata
Cabeça abaulada ou oval
Cabeça redonda
As medidas destes parafusos atualmente são fornecidas em milímetros, tendo em seu primeiro número o diâmetro do corpo na parte superior e o segundonúmero o seu comprimento. É fornecido em latão ou aço galvanizado.
Há parafusos de rosca soberba com o corpo paralelo e rosca em toda sua extensão, porém não é recomendado para uso em madeiras, este tipo de parafuso dificilmente aperta a madeira a ser fixada, a rosca na parte superior do parafuso impede que o mesmo deslize e acaba promovendo um falso aperto, não puxando uma peça contra a...
tracking img