Para se tornar pesquisador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Se tornar um pesquisador, não é algo simples, sendo essa uma atividade reservada a poucos, isso ocorre porque tornar-se um pesquisador exige do universitário um boa, ou melhor, uma excelente trajetória acadêmica, ter domínio de sofisticações técnicas, sobre tudo de manejo estatístico e informático.

Por tanto para se tornar um pesquisador, deve-se estudar metodologia, em particular técnicas depesquisa, que permite ter controle sobre como gerar, armazenar e utilizar dados. Um pesquisador universitário, faz parte da nata acadêmica, ou seja, tem privilégios que outros alunos não têm, como exclusivar recursos para evitar aulas e alunos, e dispor do maior tempo possível para a sua pesquisa.

Ao contrario dos pesquisadores, os educadores não têm o domínio no manuseio de dados, até pelaformação diferente que recebem, mesmo assim acreditam que a dialética possa compensar tal deficiência, o que não é verdade. Por esse motivo é comum se encontrar professores que apenas ensinam, principalmente os professores do 1ª e 2ª graus, que estudam, acumulam conhecimento e depois repassam aos seus alunos em um processo repetitivo, que com o passar do tempo vai se tornando cada vez maisultrapassado, uma vez que, o professor não usa técnicas de pesquisa para se atualizar.

A maioria dos professores que não praticam a pesquisa,não o fazem por acreditar que essa seja uma atividade que não lhes compete, por pensarem que a opção que fizeram (lecionar) seja algo destinto da pesquisa, e que a pesquisa seja de prática exclusiva dos pesquisadores. Por outro lado o pesquisador considera a práticade ensino como sendo uma atividade “menor”, ele é o responsável por descobrir, pensar e sistematizar, para ele cabe a outra pessoa o papel de transmitir os ensinamentos.

Pesquisar somente para saber, ou seja, sem o objetivo de divulgação, não é interessante para a sociedade e reduz a atividade de pesquisa a um esforço de sistematizar idéias e de especulação dedutiva; seria como saber paracultivar a ignorância, uma vez que o conhecimento não chegaria a grande “massa” ou chegaria de maneira destorcida, como ocorre com algumas informações reproduzidas por alguns meios de comunicação, como a televisão, que usa técnicas de comunicação para cultivar o analfabetismo político.

Pesquisa é sempre, também, fenômeno político, por mais que se mascare de neutra, contudo a produção deconhecimento está nas mãos dos privilegiados, que retransmitem aos demais, apenas o que lhes interessam, contudo a pesquisa não se restringe apenas a política, atua em muitas outras áreas de interesse publico, como pesquisar a qualidade da educação em um determinado local ou pesquisar a renda mensal de uma população, dentre outras, cujo resultados podem ser mascarados de acordo com os interesses dospesquisadores.

Por tanto é essencial ao professor fazer pesquisas, para manter-se atualizado, caso contrario jamais poderá ser considerado um professor de verdade, e um pesquisador tem que ensinar e não somente acumular conhecimento, privando outros do acesso a informação, caso contrario é considerado elitista explorador, privilegiado e acomodado.

O conhecimento que se adquira nas universidades é denível superior, mas nem por isso pode ser considerado superior ao conhecimento que um analfabeto adquire no seu dia-a-dia, pois estamos tratando de conhecimento e devemos reconhecer que adquirir conhecimento faz parte de um processo diário, mais, também é importante ressaltar que o conhecimento gerado na universidade é muito mais culto que o conhecimento que obtém na vivencia diária.

Voltandoa prática a prática educativa e a pesquisa; se educar é em primeiro lugar motivar o professor a praticar a pesquisa, para que ele possa transmitir aos seus alunos, para que surjam novos mestres e jamais discípulos; o professor deve pregar que “o melhor saber é aquele que sabe superar-se”, caso isso não aconteça (transmissão do entusiasmo pela pesquisa) o professor marca no discípulo uma atitude...
tracking img